segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Então é por isso que eu coloco o pé pra fora da coberta de noite! Eu não fazia ideia de que este era o motivo. (O Sagaz)


Na próxima vez que você se deitar para dormir, preste atenção nos seus pés. Durante a noite, você costuma colocar os pés para fora da coberta? Provavelmente sim, porque este é o melhor método do mundo para dormir bem.

Mas por que?

Cientistas descobriram que insônia e temperatura corporal estão relacionadas. Quando estamos cansados, a nossa temperatura corporal cai drasticamente. Isso sinaliza para nosso corpo que está na hora de dormir.

Mas onde os seus pés entram na história? O segredo está na sola. Esta parte do seu pé tem duas características muito importantes: primeiro, ela não tem pelos e, segundo, ela possui uma rede especial de veias que ajudam a regular a temperatura. Esta rede - conhecida como anastomoses arteriovenosas - ajuda a regular a irrigação de sangue na sua pele, fazendo com que ela esquente ou esfrie. Portanto, quando uma brisa fresca chega na sola do seu pé durante a noite, ela contribui para esfriar o sangue neste local. Em seguida, este sangue mais frio correrá através do seu corpo, diminuindo a temperatura corporal e enviando para seu cérebro um "sinal" para dormir.

Em contraste, uma temperatura corporal elevada nos deixa alertas e melhora nossa memória, o que era um importante mecanismo de sobrevivência no passado. Quando você está "aquecido", seu desempenho é melhor em várias atividades, mas dormir não é uma delas.

É por isso que, muitas vezes, as pessoas inconscientemente colocam um pé para fora da coberta durante a noite. Portanto, na próxima vez que você não conseguir pegar no sono, verifique onde estão os seus pés. Pode ser que eles estejam precisando de um pouco de ar fresco. O corpo humano é mesmo perfeito, não é? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário