sábado, 27 de agosto de 2016

Confira alguns fatos curiosos que contam a história das Olimpíadas


É sempre bom conhecer um pouco da história do evento esportivo que mobiliza os quatro cantos do planeta

De quatro em quatro anos, atletas de diversos países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto específico de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. Os Jogos Olímpicos da Era Moderna tiveram início em 1896, e seu palco foi em Atenas no Estádio Panathenaic, onde a base do estádio era composta por uma estrutura de mármore feita no século IV a.C.

De lá para cá uma série de fatos curiosos ocorreram na História das Olimpíadas, confira alguns selecionados abaixo:

- Los Angeles (EUA) foi a cidade que mais vezes se candidatou para ser sede dos Jogos Olímpicos. Foram nove candidaturas, sendo escolhida por duas vezes.

- O sueco Oscar Swahn foi o atleta mais velho a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos. Com 72 anos, ele ganhou medalha de prata na competição de tiro durante as Olimpíadas de Antuérpia (Bélgica) em 1920.

- A nadadora Maria Emma Hulga Lenk Zigler, mais conhecida como Maria Lenk, foi a primeira brasileira a participar dos Jogos Olímpicos. O fato histórico ocorreu nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1932.

- Foi somente nos Jogos Olímpicos de 1932, Los Angeles, que os atletas vencedores começaram a ouvir o hino do seu país e a ver o hasteamento da sua bandeira, no momento da entrega das medalhas no pódio.

- Abebe Bikila foi o primeiro africano a conquistar uma medalha de ouro, isto em 1960 em Roma. E a maneira como ele a conquistou foi simplesmente incrível, pois venceu a maratona correndo descalço.



(texto publicado no jornal Week edição 2921 - ano VIII - agosto de 2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário