sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Paulistano Nota Dez: Leandro Ribela - Alessandra Freitas


Nome: Leandro Ribela
Profissão: atleta
Atitude transformadora: ensina técnicas para praticar esqui a crianças de baixa renda da capital

Aos 35 anos, o atleta e técnico Leandro Ribela conquistou sete campeonatos brasileiros de esqui, sagrou-se campeão sul-americano e chegou a representar o país nos dois últimos Jogos Olímpicos de Inverno. Em 2012, decidiu espalhar o conhecimento no esporte e ajudar crianças e adolescentes de baixa renda. Um dos obstáculos era despertar o interesse dos jovens por uma atividade incomum, ainda mais em um país onde não neva. A solução veio ao utilizar equipamentos com rodas capazes de vencer até o mais duro asfalto (eles são semelhantes aos que Ribela usa para treinar na cidade atletas profissionais, que passam apenas parte do ano em cordilheiras glaciais). Desde então, a ONG Ski na Rua desenvolveu o talento de cerca de noventa esportistas mirins.

A proposta não é só ensiná-los a deslizar por aí. Os alunos recebem cuidados dentários e têm a oportunidade de estudar espanhol gratuitamente na Universidade de São Paulo. O treinamento, aliás, é realizado nas ladeiras do campus. Devido à localização, grande parte dos alunos vem do jardim São Remo, favela vizinha à Cidade Universitária. "Recebemos o apoio de 35 doadores para financiar o projeto", enumera. "Os trinta aparelhos usados pelo grupo, por exemplo, foram uma oferta da marca Rollerski." Se tivesse de pagar por eles, precisaria desembolsar cerca de 1 500 reais por cada um. O dinheiro arrecadado banca ainda as  viagens dos atletas às montanhas geladas.

Caio Santos, de 19 anos, participa dos treinos há três anos, e conta que conheceu nações como Suécia, Bielorrússia, Áustria e Eslovênia. "Hoje falo bem inglês e espanhol e carrego uma cultura que mudou minha vida", afirma. Participante de torneios internacionais, o rapaz sonha disputar a Olimpíada. "Ensinamos que não há limites para quem se desafia a fazer o que gosta", relata Ribela. O estudante Gustavo Sousa, 17, que o diga. Portador de uma doença congênita, ele não tem a perna direita mas não deixa passar nenhum treino. "Qualquer um pode praticar se houver alguém disposto a ensinar."


(texto publicado na revista Veja São Paulo de 24 de fevereiro de 2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário