Na alimentação de um cachorro idoso, cuidados especiais são necessários e alguns alimentos precisam ser evitados. Confira o que você não pode dar ao seu cão idoso.
1) Leite e derivados causam diarreia
Com o tempo, o sistema digestivo do animal tende a ficar mais delicado. Com isso, o leite e seus derivados podem fazer mal ao animal, causando vômitos e diarreia, além de alergias e coceiras.
2) Carnes gordas e ossos dificultam a digestão
Essas carnes podem ser perigosas a qualquer cão, mas principalmente aos idosos, já que são de difícil digestão. Além disso, o osso pode fazer o cão se sufocar e causar obstrução e lacerações do sistema digestivo do animal.
3) O sal altera a pressão arterial do cão
O sal pode ser um grande vilão para um cão idoso, já que eleva a pressão arterial do animal. Ele ainda pode fazer com que o cão urine em excesso, levando a uma intoxicação por íons de sódio.
4) Abacate pode ser tóxico
É comum achar que dar fruta ao cão pode fazer bem, mas, no caso do abacate e principalmente nos cães idosos, isso pode ser um erro. Essa fruta contém uma substância chamada Persin, altamente tóxica para cães, causando vômito e diarreia.
5) Macadâmias adoecem o animal
Apenas seis nozes de macadâmia podem fazer um cão que já é fraco, como um cão idoso, adoecer rapidamente por meio de um envenenamento. Alguns sintomas incluem tremores musculares, vômitos, frequência cardíaca rápida e febre. O sintoma mais grave é a insuficiência renal, que pode levar ao óbito do animal.
6) Carne e peixe crus contêm bactérias fatais
Qualquer bactéria pode ser fatal para um cão idoso, pois seu sistema defensivo já se encontra mais fraco. Por isso, não dê carne e peixe crus ao seu animal. Eles podem conter um parasita que causa a "doença dos peixes" e que pode ser fatal.
7) Pêssegos e ameixas contêm sementes perigosas
As sementes dessas frutas podem causar inflamação no intestino delgado do seu animal e com cães idosos a segurança deve ser redobrada. Além disso, os caroços podem causar, ainda, obstrução do intestino e conter cianeto, substância altamente venenosa.
8) Cebola, de qualquer forma, destrói as células vermelhas do cão
Seja em pó ou cozida, colocada apenas para temperar a carne que seu cão gosta, a cebola pode levar o cão à anemia, pois destrói as células vermelhas do sangue. Em um cão idoso, o sistema imunológico fraco permite que tal anemia se instale com maior rapidez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário