sexta-feira, 29 de maio de 2015

10 coisas curiosas que acontecem enquanto dormimos (Melhor com Saúde)


Quando fechamos os olhos desejamos, basicamente, conseguir um sono tranquilo e reparador. Mas, na realidade nosso corpo experimenta fascinantes fenômenos que você ficará encantado em conhecer. Preparado para se surpreender?

1. Repentinas sacudidas, saltos e puxões


Certamente já lhe aconteceu alguma vez. Acaba de conciliar oSono e de repente, dá um salto. Trata-se de algo muito comum que todos nós experimentamos de modo frequente, e não, não é grave. Trata-se de um fenômeno conhecido como impulso hipnótico que acontece unicamente quando estamos dormindo. Deve-se a uma preparação de nosso corpo as mudanças que experimenta durante o sono. Nossas funções ficam mais lentas e, em certos casos, o cérebro interpreta essa mudança como uma queda. Daí essa reação.

2. Paralisia do sono



É algo que muitas pessoas experimentam. Acontece unicamente durante a fase de sono mais profunda, conhecida como REM (Rapid Eye Movement, ou Movimento Rápido dos Olhos). São instantes em que de repente, tomamos consciência de que estamos sonhando, sabemos que, por exemplo, esse horrível pesadelo no qual estamos imersos não é real, mas por mais que tentemos reagir e nos mover, não podemos. Nossos braços e pernas estão paralisados. É um fenômeno que chegar a ser muito terrível, porque somos incapazes de reagir mesmo sabendo que estamos sonhando. Este é o momento que os pesadelos são mais vívidos.

3. Os dentes rangem



É o que se conhece como bruxismo. Nossos dentes rangem por causa do estresse ou mesmo, por um desalinho na mandíbula. Isto pode nos fazer acordar com dor na mandíbula ou com outros problemas dentais.

4. Falamos em voz alta


Já aconteceu com você ou a alguma pessoa que está junto com você? É muito comum e em certos pode trazer problemas entre o casal.Podemos dizer em voz alta uma palavra ou uma frase, e inclusive verbalizar uma pequena conserva. São fenômenos que logo esquecemos e por mais que tentemos lembrar “o que dissemos” somos incapazes de fazê-lo.

5. Excitação sexual


Não é nenhuma surpresa. É frequente por exemplo, que os homens tenham ereções noturnas, algo que se deve basicamente a um efeito natural e saudável, posto que o sangue tende a se oxigenar e acaba provocando essa súbita ereção. Mas este efeito não é exclusivo somente dos homens. As mulheres também experimentam em certas ocasiões essa sensação de excitação acrescentada por alguns sonhos de subir na vida. Esta excitação deve-se a secreção de determinados hormônios durante a noite que são capazes de induzir este curioso estado.

6. Movemos mais os olhos


Apesar de ter as pálpebras fechadas, nossos olhos não param de se mexer, em especial durante a fase REM. A verdade é que os cientistas ainda não chegaram a um consenso do por que isto acontece. Ainda que muitos o relacionam com a maior estimulação neuronal, essa atividade cerebral tão intensa nos permite organizar lembranças, classificar informação e otimizar assim nossa memória. Daí a necessidade biológica indispensável de desfrutar de um sono tranquilo e reparador.

7. Somos um pouco mais altos a noite



Surpreendido? Certamente, mas tranquilo, somente somos “um pouquinho” mais altos, nada mais. Isso se deve basicamente ao fato de que nossa coluna durante a noite se separa um pouco mais ao se hidratar, permitindo com isso, que o espaço entre os discos entre as vértebras se distancie levemente, nos dando mais altura. Mas, quando a manhã chega os discos voltam a se contrair para sua posição original. Curioso, não?

8. O cérebro desintoxica-se pela noite


Como você pode ver, dormir é imprescindível para nossa saúde e em especial para o cérebro, que está incrivelmente ativo durante estas horas noturnas. Além de organizar informação e classificá-la, depura toxinas e elementos que não fazem falta durante estes momentos graças ao sistema linfático. É deste modo, por exemplo, que a proteínas que protegem nosso cérebro são otimizadas, evitando assim doenças como o Alzheimer.

9. Hormônios de crescimento são secretados nas crianças



As crianças precisam dormir para crescer, é imprescindível para que o hormônio do crescimento humano seja liberado e permita que os músculos e ossos cresçam. E atenção, também permite que nos adultos os tecidos sejam regenerados. Mas para isso devemos dormir profundamente!

10. Dormir emagrece!


Já sabemos, dormir é uma atividade que não nos oferece rendimento algum, mas atenção, isso não significa que não estamos gastando energia. Porque gastamos e muito. Enquanto dormimos, nosso corpo realiza muitas funções básicas como desintoxicar e eliminar elementos nocivos e isso é essencial para depurar. Se não depuramos corretamente retemos líquidos, inchamos, nossos rins não funcionam bem. Assim que se não dormimos ou não dormimos direito aparecerá um hormônio chamado grelina. E sabe o que este hormônio faz? Faz com que tenhamos mais apetite. Leve isso em consideração.




Nenhum comentário:

Postar um comentário