domingo, 24 de maio de 2015

Cuidar do corpo e da mente é necessário (Momento Casa)


Uma rotina mais dinâmica e uma alimentação equilibrada contribuem de forma positiva para uma vida mais saudável e prolongada

As pessoas estão mais atentas aos cuidados com o corpo e a mente. Dessa forma, atitudes simples passam a fazer parte da vida e ajudam a manter a saúde em dia. Com isso, todos se sentem mais motivados para exercer as suas funções e responsabilidades do cotidiano e aumentam a expectativa de vida.

Comer melhor, praticar atividades físicas, reunir-se com os amigos são apenas algumas das ações que podem ser concluídas de forma prazerosa e sem restrições.

No entanto, a ciência comprova que algumas medidas saudáveis são essenciais para se viver com mais qualidade. É necessário conhecer mais a fundo algumas delas para poder incorporá-las na rotina.

Um dos fatores imprescindíveis para se ter uma boa saúde é comer bem, mas tenha cuidado com o que se coloca no prato, pois certos alimentos são os grandes responsáveis pela má qualidade de vida das pessoas.

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade Park, nos EUA, concluiu que quem consome mais oleaginosas, ou seja, nozes, castanhas, avelãs, amêndoas e pistache, reduz o risco de males cardíacos entre 25% e 39%, quando ingeridos cinco vezes por semana. Do mesmo modo, no País de Gales, o Centro de Pesquisas Médicas de Cardiff, comprovou que vítimas de ataques cardíacos reduziram as chances em 29% de ter novos problemas ao comer peixe, fonte de ômega 3, pelos menos duas vezes por semana.

Outra atitude benéfica ao ser humano é dormir bem. Ter uma noite tranquila de sono ajuda muito. Um estudo feito pela American Academy of Sleep comprovou que adormecer bem é um dos fatores que auxiliam na longevidade. Na ocasião, participaram 2.800 pessoas, sendo que 46% dos indivíduos que relataram insatisfação com a saúde tinham uma péssima qualidade de sono.

Não é nem necessário dizer que atividades físicas são indispensáveis para quem deseja longevidade e maior cuidado com a saúde. Quando se tem uma vida ativa, longe do sedentarismo, as pessoas ficam distantes de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, entre outros problemas. Em uma pesquisa da FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto), da USP (Universidade de São Paulo), foi comprovado que a caminhada reduz a pressão arterial na primeira hora e essa queda se sustenta nas 24 horas seguintes. O cérebro também se mantém mais afiado.

Quem não gosta do ambiente de academia não tem desculpas para não se exercitar. Hoje as pessoas procuram áreas verdes para fazer suas atividades físicas. Nesses locais, é possível se cuidar e ficar bastante ativo, além de se tranquilizar e receber boas energias.

Certamente, há um parque ou uma praça próximo da residência e, sendo assim, para não fazer essas atividades sozinho, chame amigos, familiares e vizinhos, pois a presença de pessoas conhecidas torna essa rotina ainda mais dinâmica e prazerosa.

Diante dessas práticas é notório dizer que o ser humano precisa se conscientizar que sua vivacidade depende de atitudes simples, porém importantes para que o organismo se mantenha em funcionamento perfeito e exercendo suas funções corretamente.



(texto publicado no jornal Momento casa - edição 2910 - ano 8 - maio de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário