segunda-feira, 25 de maio de 2015

Como curar rapidamente as bolhas nos pés (Melhor com Saúde)


Não existe nada mais incômodo que ter de caminhar longas distâncias com bolhas nos pés e ferimentos nos calcanhares. A dor aguda é constante e a cada novo passo somos tentados a tirar os sapatos e andar descalços para aliviar a dor.

Como andar descalço na rua também não é aconselhável (mesmo!) por causa do risco de machucar os pés das mais variadas formas, o ideal é comprar sempre sapatos e sandálias confortáveis, que lhe permitam caminhar despreocupadamente.

Atletas e quem adora correr, caminhar ou realizar trilhas na natureza também sofrem com as incômodas bolhas nos pés. Mas, não se preocupe, o problema está bem longe de ser algo grave e há maneiras simples de tratá-lo. Confira!

Deixar que as bolhas se curem sozinhas

O tratamento mais recomendado é usar chinelos, interromper a corrida ou a caminhada por alguns dias e esperar a cicatrização da bolha, que não leva mais de uma semana.

Se preferir retirar o líquido da bolha, saiba que o procedimento aumenta o risco de infecção e não deve ser realizado em pessoas com diabetes ou varizes, entre outros problemas de cicatrização.

Se você não tiver esses problemas, pode esterilizar uma agulha e usá-la para perfurar a bolha, deixando o líquido escorrer. Deixe a pele que circulava a bolha cobrir o ferimento, pois ela protegerá a pele nova, que ainda está sendo formada.

Se realmente precisar usar sapatos fechados enquanto a bolha cicatriza, coloque um band-aid ou curativo, que deve ser trocado todos os dias. Se notar vermelhidão intensa no local ou prurido, consulte seu médico imediatamente.

Prepare um escalda-pés

Aqueça alguns litros de água e ponha em uma bacia ou balde largo. Adicione um pouco de sal, bicarbonato de sódio ou ervas calmantes, como a camomila ou a calêndula e mergulhe os pés. Relaxe por entre 15 a 20 minutos, enquanto a água quente estimula a circulação sanguínea, diminuindo o inchaço nos seus pés, aliviando dores e contribuindo para a cicatrização das bolhas.

Se quiser eliminar o mau odor dos pés também, inclua um pouco de vinagre na água. Quanto mais alta a temperatura, maior a estimulação da corrente sanguínea. Mas não exagere, para não queimar sua pele. Após 20 minutos, seque bem seus pés e aplique um talco para mantê-los bem secos. Se preferir, pode aplicar um pouco de babosa (aloe vera) sobre a bolha, o que facilitará a cicatrização.

Compressa de calêndula

Prepare uma compressa de calêndula com gaze e ponha sobre a bolha por cerca de 30 minutos. Você pode usar as folhas e flores dessa erva, que têm propriedades analgésicas e calmantes, para fazer uma infusão e não possuem efeitos colaterais, por serem naturais e melhorar a cicatrização.

Como evitar o surgimento de bolhas

Para evitar o surgimento de bolhas, compre um tênis adequado ao seu tipo de pé, no número certo (nem apertado nem frouxo) e sem muitas costuras internas. Teste-o na loja para saber se está bem ajustado. Antes de correr ou andar muito com o tênis, deixe que seja "amaciado" por alguns dias. 

Use meias bem ajustadas ao pé, pois é a fricção e a umidade excessiva que levam ao surgimento das bolhas. Meias conhecidas como "segunda pele" são ideais.

Mesmo a umidade provocada pelo próprio suor do seu corpo pode aumentar o risco de bolhas. Use pós antissépticos para manter os pés sempre secos, nunca utilize meias úmidas e, se quiser se refrescar durante uma corrida jogando água sobre a cabeça e o corpo, tenha cuidado para não molhar os pés.

Proteja as áreas do pé com mais tendência ao aparecimento de bolhas, como os calcanhares e laterais dos dedos, com algum tipo de proteção, como um esparadrapo comum ou produtos específicos para esse fim, vendidos nas farmácias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário