sexta-feira, 29 de maio de 2015

Inverno sem gripe! (Mente Aberta)


Estamos na temporada das gripes e resfriados! O frio chegou e com ele espirros e dores de garganta. Mas antes que a febre apareça você pode experimentar algumas receitas bem eficientes!

Xarope de gengibre

Essa receita clássica do Ayurveda pode ser útil em vários tipos diferentes de viroses, mas é especialmente eficiente logo que os primeiros sinais de gripe e resfriado aparecem.

Ingredientes

- gengibre
- limão
- açúcar mascavo
- sal marinho

Preparo

Rale mais ou menos 5 cm de gengibre e esprema bem o suco. Misture suco de 1/2 limão, 2 colheres de chá de açúcar mascavo e uma colher de café de sal. Tome uma colher de chá a cada 1 hora. Conforme for melhorando aumente os espaços entre as doses. Para crianças, grávidas ou se o preparo te der azia e queimação, a mesma dose pode ser diluída em 100 ml de água.

Mel com pimenta

Ainda nas receitas ayurvédicas, esse mel temperado com pimenta do reino é excelente para acabar com o catarro e melhorar a tosse. A receita clássica é feita com uma pimenta indiana chamada pipali (Piper longun), mas a do reino também funciona.

Ingredientes

- mel
- pimenta

Preparo

Misture 3 colheres de sopa de mel com 1 pitada generosa de pimenta do reino. Tome 1 colher de chá 4 vezes por dia.

Gargarejo com tea tree

O tea tree é, junto com a lavanda, o óleo essencial que não pode nunca faltar na sua casa! Ele ajuda a acabar com vários tipos de bactérias e pode ser aplicado direto na pele.

Ingredientes

- água morna
- óleo essencial de tea tree

Preparo

Para dor de garganta ele é quase mágico. Faça um gargarejo com 1 copo de água morna filtrada e 2 gotas de óleo essencial de tea tree. Misture bem!

Essas receitinhas são para ajudar aos primeiros sinais, mas não substituem o médico!

E na verdade o melhor remédio é manter uma vida bem equilibrada, com a alimentação excelente e a imunidade lá no alto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário