sábado, 16 de maio de 2015

8 alimentos para regularizar a pressão arterial (Melhor com Saúde)


A pressão arterial alta, também conhecida como hipertensão, é um problema de saúde que se produz quando existe pressão alta constante do sangue das artérias, seja por estreitamento das mesmas ou por uma obstrução. Para constatar se uma pessoa sofre de pressão arterial alta, ao ser feita a leitura, seus níveis devem ser iguais ou superiores a 140/90 mm Hg.

Entre as causas comuns dessa doença estão: a obesidade, fatores genéticos, o consumo excessivo de álcool, alto consumo de sal, falta de exercício aeróbico, estresse, o consumo de pílulas anticoncepcionais, o consumo de certos analgésicos, doenças renais e suprarrenais, entre outros. 

É muito importante que as pessoas com hipertensão consultem o médico e cumpram o tratamento, já que se não for prestada a devida atenção a essa doença, ela pode se tornar mais grave e afetar o coração, provocar acidente vascular cerebral ou insuficiência renal.

Se você sofrer de pressão arterial alta, existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a regular seus níveis e melhorar sua qualidade de vida e reduzir o perigo que ela representa. Cabe lembrar que esses remédios são alternativos e que não substituem os fármacos ou tratamentos recomendados pelo médico.

Bananas

As pessoas que sofrem de hipertensão deveriam consumir, pelo menos, uma banana diária (uma unidade). A banana é uma das melhores fontes de potássio, que é a chave para reduzir os níveis de pressão arterial. De acordo com uma pesquisa realizada na Índia, o consumo de 2 bananas por dia pode chegar a reduzir em até 10% os níveis de pressão arterial alta.

Aipo

O aipo é um alimento diurético e desintoxicante que ajuda a eliminar as substâncias tóxicas do nosso corpo. Esse poderoso alimento contém em grandes quantidades 3-n-butil-ftalida, uma espécie de fitoquímico que ajuda a regular a pressão arterial. O aipo deve ser consumido cru, de preferência em saladas ou em sucos.

Limão

O consumo regular de limão está recomendado para reduzir os níveis de pressão arterial alta. O limão ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, tornando-os mais flexíveis, o que é muito importante para reduzir a pressão arterial. É recomendável beber um copo de água morna com limão em jejum todos os dias, sem usar adoçante.

Alho

Outro dos alimentos recomendados para reduzir a pressão arterial alta e para manter uma boa saúde em geral, é o alho, pois ele ajuda a reduzir o colesterol, melhora a circulação e, graças a isso, diminui os níveis de pressão arterial. É recomendável comer o alho cru, já que dessa forma são aproveitadas todas as suas propriedades. Outra opção é tomar 2 vezes por dia 6 ou 8 gotas de extrato de alho diluído em água.

Suco de cebola

A cebola, como o alho, tem excelentes propriedades para a saúde arterial e o coração, que ajudam a melhorar a circulação e combatem o colesterol e a hipertensão. Para aproveitar seus benefícios é recomendável consumir todos os dias o suco de meia cebola crua misturado com uma colher pequena de mel.

Água de coco

As pessoas que sofrem de hipertensão devem se manter bem hidratadas e consumir, pelo menos, 8 copos de água por dia. Uma boa opção é incluir água de coco nessa quantidade de líquido a ser tomada diariamente, já que esse alimento nutritivo também regula significativamente os níveis de pressão arterial alta.

Sementes de melancia

Muitas pessoas jogam fora as sementes de melancia sem saber que elas contêm propriedades que são muito boas para a saúde arterial e os rins. As sementes de melancia contêm uma substância chamada curobucitrina, que tem a capacidade de dilatar os vasos sanguíneos e melhorar a função dos rins. Essas sementes também combatem a hipertensão e aliviam as incômodas dores da artrite. Para consumi-las devemos esmagá-las levemente e introduzi-las em uma xícara de água fervida. Deixamos repousar por uma hora e depois beber quatro colheres do líquido durante o dia.

Mel

O mel de abelhas puro tem um efeito calmante sobre os vasos sanguíneos e por isso pode ser muito útil para a redução da pressão arterial alta. As pessoas que sofrem de hipertensão devem consumir uma ou duas colheres de mel puro por dia. Outra opção é misturar uma colher pequena de mel, uma colher pequena de suco de gengibre e duas colheres pequenas de semente de cominho em pó.




































Nenhum comentário:

Postar um comentário