quarta-feira, 20 de maio de 2015

O outro lado dos alimentos orgânicos - Nadia Cozzi (Coletivo Verde)


Parece coisa de filme de ficção, mas não é, não. Existe um outro lado dos produtos orgânicos que nada tem a ver com as vantagens já amplamente discutidas por aí. Já sabemos, por exemplo, que estes produtos não contêm agrotóxicos e nem aditivos químicos, sendo mais saudáveis para o agricultor e para o consumidor. Além disso, não oferecem tantos riscos ao meio ambiente como acontece no caso dos transgênicos.

Não só me dei conta da outra faceta dos orgânicos, quando fui, outro dia, a um supermercado com uma amiga e ela, espantada, comentou:

"Nossa, como você é rápida nas compras!"

Eu nunca tinha percebido isso, mas é verdade. Nosso percurso dentro de um supermercado é muito bem definido e não sofremos as influências do marketing. Das promoção dos tipo "leve 3 e pague 2", da disposição dos produtos, estrategicamente colocados para atiçar nosso instinto consumista, e muito menos daquelas ofertas espetaculares que sempre surgem quando o produto está próximo do vencimento da data de validade.

Quem compra produtos orgânicos nem passa pela seção dos congelados, refrigerantes, comidas prontas, biscoitos e pães industrializados. Não fica refém dos dias de varejão ou comparando folhetos de ofertas dos vários supermercados da região. Aliás, nem pega folhetos, pois eles nada têm de sustentáveis.

Quem compra produtos orgânicos tem o olho treinado para encontrar o selo de certificação e, não sei se perceberam, mas ele anda cada vez mais presente. Já temos sucos, iogurtes, manteigas, requeijão, leite, ovos, mel, frutas, verduras, legumes, farinhas, açúcar, café e outras coisas que não estou lembrando agora.

Mas o que eu considero de maior valor, em relação à questão dos produtos orgânicos, é que quando incorporamos o hábito de consumir alimentos mais saudáveis e sem química, também começamos a buscar essa "pureza" de olhar em outros lugares.

Percebemos, por exemplo, que não precisamos de um exército de produtos de limpeza para limpar a casa. Entendemos que estes produtos poluem o meio ambiente e contaminam a quem os manipula. Isso sem falar nas questões do transporte, embalagens e propagandas. Descobrimos que água, vinagre e limão podem fazer maravilhas e que são bem mais baratos!

Aplicaremos os mesmos princípios ao escolher cosméticos, ao utilizar sacolas plásticas, ao nosso comportamento na sociedade, à nossa atitude com a família e no trabalho. Mas nada é pesado, forçado. Parece até que, à medida em que nos alimentamos com produtos mais puros, naturalmente vamos sofrendo essas transformações, ficamos mais ligados ao nosso entorno e menos preocupados com nosso umbigo. Gosto disso e me faz mais feliz.

Essa mesma amiga veio me dizer que tem problemas com o almoço na sua empresa, porque mesmo que ela leve de casa, não tem onde esquentar, pois lá utilizam o famigerado forno de micro-ondas - aliás, é bom ver essa matéria da água aquecida em forno de micro-ondas para regar plantas e suas consequências.

Dei então ideias de shakes que, acompanhados de frutas ou uma salada, fazem uma refeição bem saudável.

Shake de banana com ameixa

Ingredientes
- 100 ml de leite fresco
- 1 banana orgânica pequena
- 3 ameixas pretas
- 1 colher de sopa de linhaça

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador.

Shake de maçã

Ingredientes

- 100 ml de leite fresco
- 1 maçã orgânica com casca
- 1 colher de sopa de linhaça
- adoce com passas

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador.

Shake de mamão

Ingredientes

- 100 ml de leite fresco
- 1/2 mamão papaia orgânico
- 1 colher de sopa de linhaça
- adoce com passas ou ameixas

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador.

Shake de chocolate e banana

Ingredientes

- 100 ml de leite fresco
- 1 banana orgânica
- 1 colher de sobremesa de cacau em pó
- 1 colher de sobremesa de linhaça
- se necessário, adoce com passas ou ameixas

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador.

A linhaça é um ótimo alimento, pois previne doenças, reduz o envelhecimento das células, aumenta nossa autodefesa e, de quebra, ainda emagrece.

Shake de morango

Um clássico! E como estamos na época de morangos orgânicos, vamos aproveitar, não é?

Ingredientes

- 1 copo de leite fresco
- 2 tigelas pequenas de morangos orgânicos
- 1 colher de sopa de gelatina sem sabor
- 1 colher de farinha de aveia

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário