sábado, 14 de maio de 2016

Amplie sua capacidade mental - Bruna Yuri Ouchi


Existem atividades simples do dia a dia, capazes de deixar o cérebro afiado. Descubra o que é melhor para você e exercite a mente

O nosso cérebro está em constante atividade, afinal são cerca de 86 bilhões de neurônios, capazes de formar até 100 trilhões de sinapses (conexões). E assim como o nosso corpo, a mente precisa ser exercitada para ampliar a sua capacidade. Por isso, alguns hábitos simples podem ser adquiridos, porque além de afiarem o cérebro, são capazes de combater doenças como a depressão.

Conversamos com a Dra. Cleide Lopes, neuropsicóloga do Centro de Longevidade do Hospital 9 de Julho, de São Paulo (SP), e com Dr. Maurício Menezes Vilela, neurologista de São Vicente (SP), para entender melhor o funcionamento do cérebro ao praticar essas atividades indispensáveis para a mente.

Pratique

A prática de atividades que exercitam o cérebro é de extrema importância. De acordo com Dra. Cleide, o sistema nervoso, que tem como estrutura básica o neurônio, apresenta alta capacidade de adaptação e reorganização. "Os neurônios comunicam-se através das conexões, recebendo ou transmitindo informações e estímulos. O desuso das conexões pode causar a sua atrofia e, consequentemente a perda da função cerebral", afirma a neuropsicóloga. Portanto, quanto mais utilizadas as conexões entre os neurônios, melhor será a manutenção, o desenvolvimento e o funcionamento cerebral.

Atividades como as que são feitas no trabalho não são consideradas como exercícios para melhorar a capacitação mental. Para o Dr. Maurício, esse tipo de rotina é monótona e não traz nenhuma inovação. "O cérebro se exercita ao fazer coisas novas, ao aprender coisas novas. Repetir a mesma função diariamente equivale a alguém tentar desenvolver músculos levantando um peso de 1 quilo todos os dias".

É importante lembrar que não se deve forçar a pessoa a fazer os exercícios caso ela não tenha afinidade com eles. É preciso que as atividades sejam feitas de acordo com a capacidade individual, intelectual e física de cada um e, se possível, com o aumento gradual da dificuldade. "De nada adiantará a leitura de um texto de alta complexidade para uma pessoa com escolaridade não compatível. O mesmo acontecerá em se tratando de exercícios físicos, se a atual condição física da pessoa não permitir a sua execução", alerta a neuropsicóloga.

A maior parte dos esquecimentos ocorre por falta de uso das conexões entre os neurônios. Por isso, a leitura estimula várias áreas cerebrais, por meio das conexões. A leitura de um texto, por exemplo, envolve as áreas cerebrais responsáveis pela linguagem, a memória verbal e visual, e até mesmo a memória motora.

O aprendizado de um novo idioma, assim como a leitura de um livro, contribui inclusive para a formação de novas memórias. "Uma das atividades que se mostraram um grande estímulo à criação de novas sinapses cerebrais é o aprendizado de línguas. Tanto que quem aprende uma nova língua tem mais facilidade em aprender outra. Exercícios como palavras cruzadas, sudoku, enigmas e o popular jogo da memória também ajudam a melhorar a capacidade mental", afirma Dr. Maurício.

Combatendo doenças

Além de exercitar o cérebro, as atividades também ajudam a combater doenças como a depressão. "Qualquer atividade mental ou física preferida pela pessoa pode auxiliar na depressão. Durante a atividade prazerosa, há produção de hormônios que favorecem o bem-estar e podem contribuir para a melhora do quadro clínico", afirma a neuropsicóloga. "A depressão afeta a cognição, muitas vezes simulando até quadros de demência, como a doença de Alzheimer. Essas atividades são benéficas, mas o tratamento específico da depressão é necessário para uma melhora completa", complementa Dr. Maurício.

Treine a mente

Algumas atividades simples podem ser incluídas no dia a dia, mas de acordo com a Dra. Cleide elas devem ser feitas com o máximo de atenção possível, para favorecer a concentração e estimular a formação de novas memórias.

1) TRABALHOS MANUAIS ou até mesmo a escrita cursiva pode auxiliar no bom funcionamento cerebral, já que ativam várias áreas do cérebro durante a execução.

2) USE MENOR A CALCULADORA, fazendo as contas e o cálculo do troco mentalmente.

3) MANTENHA A CASA E OS ARMÁRIOS ORGANIZADOS, para não ficar ansioso quando necessitar procurar alguma coisa.

4) ORGANIZE OS AFAZERES DIÁRIOS e reserve um tempo para o seu descanso/deleite.

5) ESTABELEÇA UMA ROTINA REGULAR DE SONO, já que isso proporciona bom humor, clareza mental e diminuição do estresse.


(texto publicado na revista Ponto de Encontro nº 61 - abr/mai de 2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário