segunda-feira, 16 de maio de 2016

O retorno dos Médici - Fábio Marton


Cientistas analisam 49 corpos da família que patrocinou o Renascimento

Desde abril, um grupo ítalo-americano de pesquisadores está exumando 49 corpos de uma das famílias mais poderosas e intrigantes da história: os Médici. Papas, banqueiros e mecenas de gênios como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Galileu, os Médici tornaram possível o florescimento da nova cultura ocidental em Florença, a cidade que dominaram durante os séculos 14 e 17.

"Queremos conhecer o estilo de vida dos ricos e famosos que fundaram a modernidade", diz o arqueólogo Bob Brier, da Universidade de Long Island. Formado também pelas universidades de Pisa e Florença, o grupo foi batizado de "Operação Médici" e conta com pesquisadores de 32 áreas, da arqueologia à biologia molecular. Entre os mistérios a serem desvendados, há algumas das intrigas de sexo e poder da família. Exames de DNA e tomografias analisarão os corpos de Francisco I e sua mulher Bianca Capello, que morreram em 1587 com um dia de diferença. A equipe quer saber se eles realmente pereceram por malária ou foram envenenados com arsênico por opositores de Florença. Até março de 2005, quando o trabalho acaba, a galeria de celebridades da família Médici pode ficar ainda mais rica.

Giovanni, Papa Leão X (1425-1521)

Ao ser coroado papa, em 1513, mandou desfilar por Florença um menino pintado de ouro para mostrar a volta dos tempos dourados - o garoto morreu intoxicado dois dias depois. Ficou famoso por manter um harém de rapazinhos no Vaticano e por não conter a revolta luterana em 1517.

Cosme I (1519-1574)

Dado a esportes como lutas e calçadas, conseguiu o título de nobreza a ser coroado duque por decisão da própria população. Esse foi o golpe final nas famílias rivais e no sistema republicano de Florença, que se tornava aí um estado absolutista como quase todos os outros da época.

Lorenzo, o magnífico (1449-1492)

Maior soberano de Florença, tinha como "funcionários" pintores como Michelangelo, Leonardo da Vinci e exploradores como Américo Vespúcio. A ele foi dedicado o livro O Príncipe, de Maquiavel. Seu corpo não será exumado porque está em uma cripta feita por Michelangelo, frágil demais para ser violado.

Ferdinando II (1610-1670)

Um dos últimos poderosos da família, este Médici era dado às ciências e às artes. Em 1630, enfrentou um surto de peste em Florença. Três anos depois, salvou seu mestre, Galileu Galilei, da Inquisição. Mas seu governo contribuiu para o enfraquecimento político da família.

Catarina, rainha da França (1519-1589)

Casou-se em 1547 com o rei francês Henrique II. Quando descobriu que os nobres franceses comiam com a mão, mandou buscar talheres e um chef de Florença, sendo por isso considerada criadora da cozinha francesa e difusora do uso de talheres na Europa.


(texto publicado na revista Aventuras na História para viajar no tempo - edição 16 - dezembro de 2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário