Existem muito poucos desportos tão completos e ao alcance de tanta gente: bebês, grávidas e idosos podem tirar proveito deste esporte aeróbico, de pouco impacto para os ossos.
Qualquer pessoa independentemente da idade, sexo ou profissão, pode fazer natação sem problemas uma vez que a água é um meio muito benéfico para o corpo, relaxante, sem efeitos agressivos e favorece as funções orgânicas.
Além disso, a natação:
- Reduz o risco de episódios cardiovasculares. Braçada após braçada, o coração torna-se mais forte, ganha músculo e perde a gordura que o rodeia, o que faz com que consiga bombear mais sangue para o resto do organismo.
- Reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.
- Melhora o sistema respiratório. Os pulmões são órgãos elásticos, cuja capacidade de contração e expansão depende dos músculos da parede torácica.
- Fortalece as articulações. A natação faz com que os músculos aumentem de tamanho e protejam mais eficazmente tendões e ligamentos, para além de exercitar todas as articulações e potenciar a sua flexibilidade.
- Alivia dores causadas pela artrose.
- Sobe a auto-estima. Os desportistas sentem-se mais independentes e seguros.
No caso da natação, a estes benefícios acrescenta-se o fato da água permitir uma liberdade de movimentos que o trabalho a seco não proporciona. Isso favorece a vertente lúdica, facilitando o relaxamento mental. Reduz a dor e o risco de lesões.
- Retarda os efeitos do envelhecimento. Tanto a nível físico como psicológico. Estudos confirmam que uma pessoa de 65 anos que faz exercício regularmente tem uma maior capacidade física e vital do que uma de 45 que não faz nenhuma atividade desportiva.
(texto publicado na revista Ponto Bairros nº 115 - ano 12 - agosto de 2016)
Nenhum comentário:
Postar um comentário