domingo, 13 de julho de 2014

Os benefícios da beterraba - Leonardo Valle


Pesquisas recentes indicam que o suco do legume garante mais disposição aos atletas e reduz a pressão arteerial. Mas sua poupa avermelhada é capaz de proporcionar outros benefícios à saúde

Reduz a resistência física

Falso - Segundo uma pesquisa da Universidade de Exeter (GB), o consumo de suco de beterraba permitiu aos atletas aumentarem o tempo de atividade física em 16%. A hipótese dos pesquisadores é que o nitrato, presente no alimento e transformado em óxido nítrico no organismo, reduz o consumo de oxigênio durante a atividade física. Por esse motivo, haveria um atraso na sensação de exaustão.

Abaixa a pressão arterial

Verdadeiro - isso tudo graças à conversão do nitrato de beterraba em óxido nítrico, que melhora a circulação sanguínea. Segundo um estudo feito em conjunto pela Universidade Queens University e pela Universidade de Exeter, a pressão arterial diminui após uma hora de consumo de 500 ml de suco de beterraba. E o efeito teve durabilidade entre três e quatro horas.

Ajuda no bronzeado

Verdadeiro - A beterraba possui um pigmento natural chamado betacaroteno. Quando ele é transformado pelo nosso organismo em vitamina A, essa substância é capaz de auxiliar na formação de melanina, que blinda a pele contra a ação dos raios ultravioleta e estimula um bronzeamento saudável. A beterraba ainda possui cobre, que também pode melhorar a pigmentação e atenuar a diferença entre a cor da estria e a cor da pele.

Protege a visão

Verdadeiro - Isso graças à conversão do betacaroteno, presente no alimento, em vitamina A. Esse nutriente é fundamental para a síntese de rodopsina, uma substância encontrada nos bastonetes da retina e que ajuda a proporcionar visão quando há pouca luz. A consequência disso é que o nutriente beneficia a visão noturna e, também pode prevenir doenças oculares.

Fortalece a imunidade

Verdadeiro - As betalaínas também possuem potencial antiviral e antibacteriano, reduzindo os riscos de infecções por micro-organismos. Além disso, o alimento oferece boas quantidades de betacaroteno, vitamina C, vitamina E e cobre, nutrientes conhecidos por proteger as defesas naturais do organismo e por atuarem como anti-inflamatórios naturais. Para completar, a beterraba é rica em zinco, mineral que auxilia na cicatrização de tecidos.

Reduz o colesterol

Verdadeiro - A beterraba possui um corante chamado betalaína, cujo principal componente é a betanina. Essa substância possui ação antioxidante e protege as partículas de LDL-colesterol - o colesterol ruim - da oxidação. Com isso, ela evita o entupimento dos vasos sanguíneos e previne doenças cardiovasculares.

Evita o envelhecimento precoce da pele

Verdadeiro - A vitamina C - encontrada abundantemente no alimento - tem participação ativa no colágeno, proteína que garante sustentação à pele. Quando há afastamento das fibras do tecido, o colágeno ajuda a preencher esse espaço, combatendo a flacidez e o aparecimento de estrias. A mesma vitamina C tem comprovada ação antioxidante, neutralizando radicais livres e evitando que eles ataquem o organismo. O resultado é a prevenção do envelhecimento precoce.



(texto publicado na revista VivaSaúde nº 106)




Nenhum comentário:

Postar um comentário