A intoxicação do organismo acontece pelo consumo de alimentos que fazem mal, mas também pela inevitável exposição às radiações ou à poluição do ar. Há, ainda, outros fatores maléficos que você possivelmente nem imagina que podem detonar sua saúde. A médica holística Doris Israel, autora do livro "Detox Já" (Ed. Agir), listou alguns:
Soja
O alimento faz mal à tireoide, pois inibe a enzima tireoide peroxidase, fundamental para a produção hormonal.
Panelas e utensílios domésticos
O material das panelas usadas no preparo dos alimentos pode ser tóxico. Alumínio, metal, entre outros, quando em altas doses, podem levar a doenças degenerativas.
Pasta de dentes
O cádmio, encontrado em pastas de dente, tintas, esmaltes, tecido e outros objetos, pode levar à osteoporose. Consulte seu dentista sobre a pasta mais indicada e como usá-la corretamente.
Copos de plástico
Os copos e embalagens plásticas, quando esquentam, liberam compostos químicos que fazem mal. Isso acontece quando o café é servido quente em um copinho plástico ou quando vasilhas são levadas ao micro-ondas.
Adoçantes
Aspartame, sacarídeos, entre outros, muito consumidos por serem menos calóricos que o açúcar, não são totalmente digeridos pelo organismo e nem totalmente eliminados dele. Além disso, possuem efeitos tóxicos graves que podem causar alergias, hiperatividade e até câncer.
Agrotóxicos
O ideal seria consumir produtos orgânicos, mas, se isso não for possível, uma receita para reduzir os agrotóxicos de verduras, legumes e frutas é deixá-los de molho em 1 litro de água com 5 ml de iodo a 2% durante aproximadamente uma hora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário