sexta-feira, 13 de maio de 2016

O clube de que ninguém quer ser sócio - Cynthia de Almeida (Vamos falar sobre o luto?)


Em um post no blog coletivo Medium, a novaiorquina Janine Gianfredi escreve sobre seu ingresso no clube dos que perderam os pais, para o qual ninguém quer entrar , mas cujos membros se apóiam e acolhem com carinho e sabedoria os “novos sócios”. Baseada em sua experiência, dá dicas sobre como agir para ajudar quem está passando por esse momento difícil de perda de um dos pais

“Durante o velório do meu pai, no ano passado, uma amiga de longa data me puxou de lado. Ela havia perdido seu pai dez anos antes, aos 20, um momento em que amigos não estão em forma para ajudar com coisas sérias. Eu ainda penso se a ajudei de alguma forma. Ela me deu um abraço e disse: “Bem-vinda ao Clube dos Pais Mortos. Ninguém quer ser um membro, mas ao menos temos uns aos outros”.

Divida suas lembranças : Sua experiência com seu pai ou sua mãe era única, com muitos momentos vividos na privacidade. Nos dias que se seguiram à morte do meu pai, tantas pessoas que o amavam mandaram emails e textos com pequenas histórias e pensamentos sobre ele. “Seu doce favorito era sfogliatella; todos ao seu lado se sentiam especiais e amados; ele nunca ficava bravo. Pequenos mistérios da vida do meu pai foram revelados nessas notas e eu as consumi avidamente.

Faça contato: Mande mensagens de texto, telefone, ponha emojis de coraçãozinho no facebook. Faz muita diferença. E por favor, não tente comparar a perda do amigo à alguma experiência própria de perda: “quando minha avó faleceu…” Não é o seu momento.

Escreva cartões: Eu recebi um cartão manuscrito de cada membro do Clube dos Pais Mortos que eu conhecia. De agora em diante, eu nunca vou pular este passo tão simples de encontrar tempo para escrever meu amor e pensamentos em um pedaço de papel.

Mande comida: Um amigo querido do meu pai encomendou um bufet de seu restaurante favorito para oferecer depois do funeral. Outro mandou uma cesta de “confort food”, no meio do dia. Outro trouxe pacotes de bagels. Nos dias em que ninguém mandou comida, minha mãe e eu passamos a donuts e Chadonnay.

Nao se desculpe: Alguns amigos mandaram cartões e flores algumas semanas depois do falecimento do meu pai e eles sempre começavam com uma desculpa. “”Sinto muito por estar atrasado”. Nós não fazemos um inventário de quem mandou o que, quando. As flores que chegam meses depois me lembram do amor dele, a coisa mais importante que os membros do Clube dos Pais Mortos tenta preservar.

Seja compreensivo: Novos membros do Clube dos Pais Mortos podem ser péssimos amigos durante um tempo. Alguns podem ser pouco aplicados no trabalho, outros se lançam totalmente a ele. Alguns querem festejar, muitos querem se enfiar em um buraco. Ele podem mudar, às vezes para sempre. Perdoe-os, e fiquem firmes do seu lado.

Lembre-se : Alguns meses depois, uma amiga me levou para almoçar e perguntou: “Como você está agora? Eu sei que não passa fácil”. Ela me pegou com a guarda baixa e percebi que eu não estava indo tão bem. Para mim, um ano depois parecia muito pior do que um mês depois. Por isso, significa muito para mim quando as pessoas me lembram de lembrar dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário