sábado, 14 de maio de 2016

O que emagrece mais? - Bruna Yuri Ouchi


Saiba o que dá mais resultado: atividade física ou alimentação balanceada

Quem nunca se deparou com o dilema de começar a dieta na segunda-feira? Ou, como parte das resoluções de ano-novo, a matrícula em uma academia de ginástica? A preocupação do brasileiro com o ponteiro da balança não é em vão. Pesquisa divulgada em 2015 pelo Ministério da Saúde aponta que 52,5% da população brasileira está acima do peso ideal. Por isso, a atenção com o peso redobrou e deixou de ser algo relacionado somente à estética.

Mas, afinal, o que emagrece mais? Para tirar essa dúvida, conversamos com Lucyane Crosara, nutricionista funcional e autora do livro "Alimento, Movimento & Alma', com Thiago Burgos Fernandes, personal trainer, e ainda com o fotógrafo André Lima, que decidiu mudar de vida por causa da saúde e eliminou 75 quilos.

Dieta balanceada

Há quem diga que grande parte do resultado do emagrecimento é a alimentação, mas cada organismo reage de uma maneira. Para Lucyane, o começo de uma vida saudável parte da alimentação. "É ela que oferece o terreno apropriado ao desenvolvimento de uma saúde melhor e livre de doenças. Portanto, ter consciência da alimentação atual e atitude é o primeiro passo", afirma a nutricionista.

Como cada pessoa tem sua individualidade metabólica e deve ser avaliada levando isso em consideração, o importante é sempre contar com a ajuda de um profissional, seja um nutricionista ou médico, para orientar qual o melhor caminho a se seguir.

A nutricionista dá três dicas básicas para quem quer começar: "O primeiro passo é tomar a consciência do que se come e quanto se come. Em seguida, eliminar as frituras, refrigerantes e o excesso de gordura, sal e carboidratos (como pães e doces). Comer de 3 em 3 horas, dando preferência para alimentos frescos e livres de conservantes. Esse primeiro processo não é tão difícil e já surte bastante efeito", conclui.

Atividade física

O importante para obter resultados com o exercício físico é manter a regularidade com que ele é praticado. "Caso não consiga fazê-lo por falta de tempo, faça o mínimo possível, 15 ou 20 minutos ou o que couber em sua agenda, mas não deixe de cuidar da saúde", esclarece o personal trainer.

Em relação a que tipo de exercício físico fazer na academia, é muito importante focar os aeróbicos, mas com a própria evolução nos treinos será preciso iniciar também a musculação. "Quanto mais forte o corpo, mais será o gasto energético e, consequentemente, a gordura eliminada. De forma geral, isso também o manterá mais protegido ou menos vulnerável às lesões. Por isso, o importante é conciliar os dois tipos de esforço, pois só as atividades aeróbicas não emagrecem", afirma.

Para quem nunca fez exercício físico, além de seguir as orientações médicas ou do professor de educação física, a dica é começar aos poucos. "Vá a um parque ou a um clube e procure na programação alguma atividade do seu interesse. Existe uma variedade de esportes, e para encontrar o seu, o melhor caminho é tentar. Faça aulas experimentais, e avalie aquela com a qual se identifica", orienta Thiago. "O início é sempre mais difícil, até pegar o ritmo e se adaptar. Mas conforme você vai se exercitando, seu corpo vai sentindo os benefícios e pedindo cada vez mais exercícios", completa. Caminhar ao longo do dia, subir escadas ou andar de bicicleta são algumas das opções para iniciar o processo de mudança.

Vale lembrar também que é preciso primeiramente passar por uma avaliação médica para saber se há algum impedimento para praticar uma atividade física, seja em relação ao coração ou à coluna vertebral. "Com a liberação médica e estando apto para atividades físicas, o ideal é buscar auxílio com um professor de educação física capacitado, que orientará a atividade de acordo com as necessidades e potencialidades do esportista", afirma Thiago.

Combinação perfeita

Quando o assunto é a união da alimentação saudável e atividade física, os especialistas têm a mesma opinião: essa é a forma mais saudável de diminuir o ponteiro da balança. O personal trainer admite, inclusive, que a alimentação tem grande porcentagem  no resultado da perda de peso. "Os números podem ser ainda maiores, de acordo com cada organismo, e, como diz o ditado, a saúde começa pela boca", afirma. "A junção de treino com alimentação balanceada é a fórmula do sucesso para quem quer manter o corpo saudável e bonito", completa.

"A combinação de uma alimentação saudável com a atividade física vai ser sempre a melhor opção. A alimentação emagrece o corpo e o deixa com mais vitalidade. O exercício também vitaliza o corpo, melhora a circulação, a irrigação dos músculos e do cérebro. Tudo isso faz com que aumente a queima de gordura e seja estimulada a formação de músculos, o que vai acelerar ainda mais o metabolismo", afirma a nutricionista. Além disso, Lucyane alerta que, se a pessoa só fizer a dieta sem a atividade física, corre o risco de quebrar a molécula de gordura e consequentemente depositá-la no fígado, caso ela não seja oxidada por meio dos exercícios.

Menos 75 quilos

O fotógrafo André Lima, do Rio de Janeiro (RJ), decidiu pôr fim à guerra contra a balança em 2014, quando chegou a pesar 160 quilos. A nova rotina foi escolhida principalmente por questões de saúde e pela relação com a família, que estava ficando difícil. Com dieta balanceada, exercícios físicos e acompanhamento médico, hoje ele pesa 85 quilos e possui 14% de gordura corporal. "O exercício físico agora faz parte da minha rotina. Ajudo as pessoas que se predispõem a mudar e, principalmente, as que voltaram a se amar", conta.

André pratica exercícios todos os dias e nos revelou o que fez para não desistir e seguir firme com seus objetivos durante 1 ano e 5 meses: "Amor-próprio e vontade de viver". E olha que ele ainda pretende eliminar mais 5 ou  7 quilos.

O fotógrafo compartilha seus resultados com fotos incríveis de corridas e outras atividades físicas em seu Instagram (@andrelima76).

Suco verde

Ingredientes

1 xícara (chá) de leite de soja
1 xícara (chá) de água de coco gelada
2 folhas de couve-manteiga
1 maçã grande picada
1/2 colher (sopa) de gengibre ralado

Modo de fazer

1. Bata em um liquidificador todos os ingredientes por 2 minutos.

2. Sirva em dois copos altos.

Dica

Você também pode substituir o leite de soja e a maçã por bebida à base de soja sabor maçã.

Rendimento: 2 porções

Tempo de preparo: 3 minutos


(texto publicado na revista Ponto de Encontro nº 61 - abri/mai de 2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário