sábado, 14 de maio de 2016

Pólipos intestinais: sintomas que você deve conhecer (Melhor com Saúde)


A princípio, como não são dolorosos e costumam surgir sem sintomas, a maioria das vezes descobrimos os pólipos quando fazemos exames secundários por outros motivos.

Pode ser que você já tenha ouvido falar dos pólipos intestinais em algum momento, inclusive é possível que você mesma ou que alguém do seu círculo social sofra ou já tenha sofrido com eles. Sua pergunta mais básica sem dúvida será: são graves? Bom, geralmente os pólipos no intestino são benignos.

Entretanto, nem por isso podemos ignorá-los, pois a longo prazo eles podem evoluir e adquirir características cancerígenas. Dessa forma, sempre opte por uma colonoscopia para eliminá-los. Mas… que sintomas eles apresentam? Como podemos perceber sua presença? Hoje abordaremos este tema. Você nos acompanha?

O que são os pólipos intestinais?

Pode ser que simplesmente a palavra já o assuste. Se, em algum momento, seu médico te diagnosticá-lo com “pólipos no intestino”, é bem possível que você fique desconcertado, perguntando do que se trata. São grandes? São um tipo de infecção?Um pólipo intestinal é, na realidade, algo bastante comum: um crescimento anormal dentro das próprias pareces do intestino grosso.

Os pólipos podem ser redondos, como na imagem superior, ou mais planos. Como se sabe, esta região do nosso organismo é a parte que se encarrega de canalizar e redirecionar todo o material fecal que, finalmente, será expulso pelo reto.

É uma região muito vulnerável, em algumas ocasiões, a bactérias, a inflamações… e não é estranho que, às vezes, apareça este problema, que costuma ser bem habitual. Dessa forma, não é necessário se alarmar nem pensar imediatamente no pior.

Como falamos no início, a maioria dos pólipos são benignos. No entanto, eles requerem uma intervenção para eliminá-los do organismo: uma colonoscopia.Fique atento também a um aspecto que os médicos costumam comentar: os pólipos, com uma forma mais plana, possuem maior probabilidade de serem cancerígenos. Mas, uma vez mais, ressaltamos que você não deve se alarmar, já que há tratamento e quase sempre eles são benignos.

Quem é mais propenso a desenvolver pólipos intestinais?

Há pessoas que têm mais predisposição do que outras. É importante deixar claro que os itens que mostraremos aqui são meramente indicativos, e nunca determinantes. Em algumas ocasiões, os pólipos no intestino podem ser diagnosticados mesmo que não tenhamos nenhum desses antecedentes, mas, em geral, devemos ter em mente os seguintes fatores:

Ter mais de 50 anos

Estar acima do peso

Ser fumante

Ter um familiar que sofreu de câncer no intestino

Ingerir álcool

Ter uma vida muito sedentária e seguir uma alimentação incorreta e rica em gorduras

Quais são os sintomas dos pólipos intestinais?

A maioria dos pólipos no intestino costumam ser assintomáticos, principalmente no início, quando estão se formando. Não causam dor e, como no começo são pequenos, não causam problemas para o normal funcionamento do intestino grosso.

No entanto, à medida que se tornam maiores, eles podem se aproximar do material fecal, e ao encostar nele, sangrarem. É aí que vemos as primeiras pistas. Por isso tome nota dos seguintes sintomas que você deve ter em mente:

Notar suas fezes muito escuras

Perceber, ao se limpar, a presença de sangue no reto

Sentir ardência ou dor quando estiver evacuando

Sentir certa ardência interna quando comer algo picante ou muito temperado

Para concluir, ressaltamos o fato de que são muitas as pessoas que descobrem os pólipos por acaso, quando fazem outro tipo de exames secundários. Quando seu médico tiver que fazer o estudo para verificar a frequência e o número deles, saiba que vai ter que fazer uma colonoscopia.

O exame é um pouco incômodo, mas é rápido e muito eficaz. Não se preocupe e siga sempre as recomendações dos profissionais.

Em geral, o médico sempre optará por extirpar os pólipos do intestino. A longo prazo eles podem acabar se tornando cancerígenos, por isso vale a pena nos livrarmos deles. Não se preocupe, sempre são atingidos bons resultados e os pacientes podem continuar levando uma vida normal.

Posso prevenir os pólipos intestinais de alguma forma?

Os pólipos no intestino não podem ser 100% prevenidos. Não há nenhuma técnica nem suplemento que nos permita evitar este tipo de ocorrência. No entanto, podemos prevenir um pouco sua aparição se seguirmos alguns hábitos adequados e saudáveis, além de manter uma alimentação que permita cuidar do intestino e da nossa saúde digestiva. Tome nota:

Cuide do seu peso e evite a obesidade a qualquer custo

Elimine hábitos ruins, como o tabagismo

Coma diariamente uma maçã verde

A aveia é essencial para o dia-a-dia, nos oferece um nível imprescindível de fibra ideal para o intestino

Todos os dias, em jejum, beba um copo de água morna com limão ou uma colher de azeite de oliva com algumas gotas de suco de limão

As infusões com aloe vera e limão também são muito saudáveis

Coma vegetais como a beterraba, o brócolis e a alcachofra

Aumente a ingestão de probióticos, essenciais para cuidar bem da nossa flora bacteriana

Tome uma colher de óleo de menta. Se fizer isso três vezes por semana após o almoço, irá cuidar da sua saúde intestinal, desintoxicar o intestino e proteger todo o trato gastrointestinal. Vale a pena ter esta dica em mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário