sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

60 anos da telenovela brasileira - Manoel Carlos (Maneco)

NOVELAS
"A Sucessora", adaptação de Manoel Carlos do romance de Carolina Nabuco

"Baila Comigo", o encontro dos gêmeos Quinzinho e João Victor (1981)

"Sol de Verão" (1982 - 1983)

"Felicidade" (1991 - 1992)

"História de Amor" (1995 - 1996)

"Por Amor" (1997 - 1998)

"Laços de Família" (2000 - 2001)

"Mulheres apaixonadas" (2003)

"Páginas da vida" (2006 - 2007)

"Viver a vida" (2009 - 2010)


Uma característica marcante de suas tramas, pelo menos desde Baila Comigo, é o batismo de suas personagens principais com o nome de Helena. Segundo o autor, esta preferência pelo nome não se deve a nenhuma Helena em especial; é apenas um nome que lhe passa a imagem de mulher forte, decidida, como a Helena de Troia. Somente em Sol de verão e Novo amor o autor não incluiu uma Helena em sua história. Taís Araújo foi a última Helena em Viver a Vida em 2009. Por meio de seu twitter oficial, ele anunciou que sua próxima Helena será a atriz Julia Lemmertz.

Questionado sobre uma Helena especial em sua carreira, Maneco diz que gostou de todas.


"Só a Regina Duarte fez três. Eu também gostei muito da Helena vivida pela minha queridíssima amiga, já morta, a Liliam Lemmertz, em "Baila Comigo". Também me lembro muito bem da Vera Fischer, em "Laços de Família" e da Maitê Proença, em 1991, em "Felicidade", além da minha querida Christiane Torloni, de "Mulheres Apaixonadas" e a minha querida mulata Tais Araújo em "Viver a Vida". Eu tenho Helenas muito boas. Dá para gostar de todas."

MINISSÉRIES

"Presença de Anita" (2001)

"Maysa quando fala o coração" (2009 - 2010)




Nenhum comentário:

Postar um comentário