sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Diário de vida - Quem disse isso ?

Durante o processo de autoconhecimento que comecei a intensificar há aproximadamente um ano, compreendi que a maior parte de nossas dificuldades, dúvidas e conflitos têm relação com as crenças. Desde que nascemos elas nos são passadas e impostas por nossos pais, que por sua vez aprenderam com os pais deles. Enfim, além da herança genética e eventualmente de bens materiais recebemos valores que assumimos como nossos.

E os conflitos e a sensação de inadequação que sentimos muitas vezes ainda na infãncia, mas principalmente na adolescência, faz surgir um sentimento super desagradável: a CULPA!!!!

Muitas pessoas passam a vida inteira nesse conflito entre o que realmente querem e a culpa, o medo e tantos outros sentimentos negativos. Quando resolvemos enfrentá-los e procuramos ajuda com os amigos, nos livros ou em cursos como os que tenho feito, entendemos que não vivemos de acordo com o que queremos, mas de acordo com regras e leis impostas pelos outros.

Por isso todas as vezes que nos depararmos com qualquer sentimento negativo de angústia, de medo, de raiva entre outros, devemos nos fazer a pergunta  "Quem disse isso ?" e iremos constatar que a maior parte das respostas terá como sujeito O OUTRO: pai, mãe, patrão, a religião, etc.

Eu já comecei a fazer esse exercício e estou aprendendo que enquanto deixarmos a nossa vida ser regida pelos outros, não vamos crescer mesmo!!!

Então vamos arregaçar as mangas e construir a nossa própria vida!!!!

Um abraço



Um comentário: