terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Diário de vida - Curiosidade - Chris Allmeida

Curiosidade - uma das 10 palavras infalíveis para obter a prosperidade em 2012.

Acho que a curiosidade é uma das características que nos ajudam a crescer.

Por exemplo, quando comecei a me interessar pela língua italiana não podia ver nada referente ao assunto que ia "fuçar" para saber mais. Isso em uma época em que nem se pensava em computador, muito menos Internet.

Em um mundo pré-globalização um dos modos de obter material de pesquisa era com a ajuda do professor ou então comprando livros.  Por isso eu vivia procurando sebos e consegui achar algumas preciosidades como "Novelle per un anno" de Luigi Pirandello a um preço bem razoável.

Os professores percebiam o meu grande interesse e de vez em quando eu ganhava algumas revistas e jornais de alguns anos antes, mas para mim tudo era motivo de alegria.

Quando fui à Itália pela primeira vez eu já era professora há mais de 2 anos e por esse motivo ganhei muitos livros como "La Divina Commedia", "Letteratura Italiana" em 4 volumes além dos que comprei pelo Club degli Editori (uma espécie de Círculo do Livro) quando morava lá. Não é preciso dizer que iria ter problemas com o peso da bagagem. Por isso fui mandando as coisas aos poucos pelo correio (140 kg no total) e tive sorte de não me cobrarem o excesso quando voltei para casa.

Quando morava na Itália a frase que eu mais usava era "Cosa significa ?" que é uma das primeiras que ensino aos meus alunos. Eu não fazia cerimônias para perguntar de tudo. Quando ouvia algo de novo ou então lia algum texto em um manifesto colado nos muros eu logo anotava em um pedaço de papel e depois passava a limpo quando chegava em casa.

Todas as vezes que vou à Itália faço o diário de bordo em um caderno pequeno que encho de informações, onde relato toda a viagem principalmente os fatos pitorescos assim como as palavras e expressões novas.

Em relação à Internet o que mais gosto de fazer é justamente pesquisar nos sites de busca, mas o meu preferido é mesmo o www.youtube.com ainda mais que sou muito ligada em cinema e música.

A curiosidade é uma ótima aliada ás ferramentas que facilitam cada vez mais as nossas vidas.

Um abraço



Nenhum comentário:

Postar um comentário