sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Diário de vida - Alegria (uma das 10 palavras infalíveis para 2012)


Acabei de ouvir o podcast do Chris Allmeida com as  últimas 4 palavras infalíveis de um total de 10 e ele sugeriu que as  praticássemos ao longo de 2012 para termos "sucesso e felicidade". Vou começar com a última palavra que é a ALEGRIA, mas antes gostaria de fazer um comentário sobre o dia de hoje, uma sexta-feira 13. Pelo fato de ter dentro de mim a presença de mais 2 culturas (a japonesa e a italiana) esse número associado à sexta-feira não me diz muita coisa e nem me lembro se quando era criança tive alguma superstição a respeito disso. Só para esclarecer,  no Japão o número agourento é o 4 (shi) porque tem o mesmo som da palavra morte. Tanto é verdade que nos hospitais não existem nem o quarto (cômodo)  nem o andar com esse número. Do quarto 3 se pula para o 5 e a mesma coisa com os andares. Já na Itália o número mal visto é o 17. A explicação que me deram é que do número escrito em algarismos romanos XVII se obtém o anagrama VIXI (vissi) que quer dizer VIVI, conseqüentemente ESTOU MORTO. Os meus alunos geralmente fazem o seguinte comentário: "Mas que viagem!!!!".


A alegria para mim é uma coisa muito "interna" porque não sou  efusiva, expressiva em meus sentimentos. Aliás, sou mais explícita nos sentimentos negativos do que nos positivos. Tudo conseqüência das velhas crenças ainda muito presentes infelizmente.

Percebi que tenho aproveitado e curtido todos os momentos de alegria, de bem estar, de felicidade, que vivo.



Quando fiz um curso de "poder da mente" há quase 20 anos me lembro que o professor disse que no lugar de reclamarmos das inúmeras tarefas consideradas desagradáveis deveríamos mudar o modo de encará-las. Ele deu o exemplo de passar roupa que poucas pessoas gostam de fazer. O exercício consistia em executar a tarefa focando no prazer que seria depois vestir uma roupa bem passada e não no desprazer de fazer algo desagradável.


Eu me lembrei desse exercício porque limpei a casa hoje: quintal sujo por causa de meu cão, sala, quarto e banheiro. Em vez de ficar reclamando, pensei que depois a casa iria ficar limpa e cheirosa. E fazer faxina não deixa de ser uma atividade física. Fiz aeróbica sem ter que sair de casa e pagar uma academia!!!

Sempre tiro uma lição e tento ver com olhos de bondade e de alegria tudo que me acontece e consigo fazer de uma atividade tão banal um momento de alegria. E enquanto trabalho,  ouço música ou então, como fiz hoje, ouvi o programa da Unidarma narrado pela minha amiga Cristal.


Curto a alegria de encontrar algum vizinho na rua e bater um papinho, tomar uma "vanilla" na lanchonete e aproveitar para ler alguma coisa, entrar em uma livraria, em uma loja de DVD, ir à feira e comprar fruta e verdura fresquinhas. São pequenas coisas que deixam a vida muito mais leve e nos ajudam a enfrentar melhor os problemas e os contratempos. Como o episódio "...e o vento levou" as telhas de minha casa. Na verdade foi um raio que caiu bem em cheio e o vento só espalhou os cacos para tudo quanto foi lado!!!

Bom, por enquanto era só que eu tinha para dizer.

Abraços e um sorriso

Caetano Veloso canta "Alegria, alegria"

ALEGRIA, ALEGRIA

Caminhando contra o vento
Sem lenço e sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou...

O sol se reparte em crimes
Espaçonaves, guerrilhas
Em cardinales bonitas
Eu vou...

Em caras de presidentes
Em grandes beijos de amor
Em dentes, pernas, bandeiras
Bomba e Brigitte Bardot...

O sol nas bancas de revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia
Eu vou...

Por entre fotos e nomes
Os olhos cheios de cores
O peito cheio de amores vãos
Eu vou
Por que não, por que não...

Ela pensa em casamento
E eu nunca mais fui à escola
Sem lenço e sem documento,
Eu vou...

Eu tomo uma coca-cola
Ela pensa em casamento
E uma canção me consola
Eu vou...

Por entre fotos e nomes
Sem livros e sem fuzil
Sem fome, sem telefone
No coração do Brasil...

Ela nem sabe até pensei
Em cantar na televisão
O sol é tão bonito
Eu vou...

Sem lenço, sem documento
Nada no bolso ou nas mãos
Eu quero seguir vivendo, amor
Eu vou...

Por que não, por que não...
Por que não, por que não...
Por que não, por que não...
Por que não, por que não...












Um comentário:

  1. Como eu te usei de exemplo de boa aluna de autoconhecimento , vc aqui está comprovando que as dicas que eu dei no programa e no meu blog hoje, vc já faz naturalmente e isso comprova que vc e´uma excelente aluna e que está crescendo muito e aproveitando para colocar mais alegria na sua vida... Vc é linda minha amada amiga :) te gosto um montão!!!!!! Beijos no coração!

    ResponderExcluir