sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Presunto cru

Características do produto:

Produto curado, obtido a partir de pernis selecionados provenientes de empresas de criação do chamado "suíno pesado" (160 - 180 kg), o único a altura de fornecer uma relação gordura/magreza, aromas e delicadeza das carnes típicas da indústria italiana de salumeria. Ele se distingue pelo aroma fragrante, pelo sabor delicado, pelo particular veio doce e pela cor uniforme.

Origens históricas

Fruto de uma arte secular conhecida ao tempo dos antigos romanos, o presunto cru é o produto mais "nobre' da indústria italiana de salumeria. Pode ser  encontrado em todas as regiões. Os mais famosos são os controlados, provenientes de áreas geográficas em que ao apuramento da seleção das matérias primas e das técnicas de fabricação se une um clima particularmente favorável á cura. São produtos DOP (Designação de Origem Protegida) os presuntos de Parma, de San Daniele, o Berico-Euganeo, o de Modena, de Carpegna e o Toscano; o presunto de Norcia, por sua vez, é um produto IGP (Indicação Geográfica Protegida).

Técnicas de produção

A fabricação deste produto é caracterizado pela simplicidade: uma espécie de "rito" executado com paciência e paixão por parte de mão-de-obra especializado. O único ingrediente utilizado é o sal com o qual são massageados os pernis suínos selecionados. Após um período de "repouso" o pernil é lavado em água morna e encaminhado para um longo período de cura, durante o qual se transforma em presunto, assumindo, gradualmente, as características organoléticas que tornaram o presunto cru italiano famoso em todo o mundo.

Ficha nutricional

O presunto cru curado apresenta a quantidade mais baixa de gordura entre todos os produtos da indústria italiana de embutidos. Inclusive a qualidade de gorduras melhorou, sendo a porcentagem de ácidos insaturados prevalente em relação a dos ácidos gordos saturados; pouco significativa é a presença de colesterol. O seu conteúdo em proteínas nobres é elevado, assim como é particularmente alto o seu conteúdo em vitaminas B 1, preciosas para a regeneração dos tecidos.

Corte e consumo

O presunto cru é tão delicado e gostoso que pode ser perfeitamente saboreado até mesmo sozinho. Particularmente convidativo é o clássico acompanhamento de pão. Em conjunto com alguns tipos de fruta fresca de estação constitui um prato completo, leve e nutritivo. Para que o seu sabor seja melhor apreciado o presunto deve ser cortado em fatias bem finas.

 
(Ministero per le Politiche Agricole - ICE - Instituto Italiano para o Comércio Exterior - Istituto Valorizzzazione Salumi Italiani)


Macarrão parafuso com presunto cru

Coloque 2 colheres de azeite em uma frigideira e derreta 50 g de manteiga. Acrescente 100 g de presunto cru cortado em pedacinhos finos e cozinhe por 2 minutos misturando sempre. Prepare a massa al dente, escorra e depois acrescente o presunto com uma pitada de pimenta e queijo ralado.




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário