Algumas iniciativas simples no dia a dia podem diminuir 20% dos gastos em casa. Fique de olho nos itens que costumam pesar no seu orçamento familiar
Quando se fala em educação financeira e em economizar, a maioria das pessoas já pensa: "com o que eu ganho, não tenho como cortar mais nada!". No entanto, pesquisas apontam que isso não é totalmente verdade, sendo que, em média, 20% dos gastos são excedentes. Para que você realmente consiga enxugar as despesas, o primeiro passo é convocar uma reunião familiar para discutir os objetivos de todos, e o que pode ser feito para reduzir custos. Para exemplificar melhor essa questão, a 7 Dias pontuou sete mudanças simples que podem nos ajudar financeiramente.
1) Luz
Os gastos com energia elétrica são um dos mais representativos. Basta pensar em quanto tempo você fica no chuveiro, deixa as luzes acesas e a geladeira aberta. Sem contar no uso desnecessário da televisão e do computador. Analise quanto tempo gasta em uma semana com esses itens e reduza o consumo aos poucos. Se cada integrante da família fizer o mesmo, a conta vai diminuir rapidinho!
2) Telefone
O uso deste também deve ser repensado. Observe os valores que gasta com o aparelho fixo e o celular. Sempre que possível, prefira usar o fixo. No entanto, verifique se você tem algum plano especial no celular que dá direito a falar com outros números da mesma operadora sem pagar nada por isso. Neste caso, fique atenta! A opção deve ser guiada sempre pelo menos custoso, e não pelo mais prático.
3) Reciclagem
Reutilizar produtos também é uma boa saída para quem quer reduzir gastos. Evite o desperdício! Vale reciclar desdes alimentos até roupas e materiais escolares, sem perder a qualidade deles.
4) Supermercado
Antes de ir às compras, faça uma lista e procure deixar as crianças em casa. Também tenha cuidado com as promoções! Não se empolgue com o famoso slogan "pague dois e leve três". Só leve a oferta se for, de fato, usar.
5) Supérfluo
Compare preços antes de fechar qualquer negócio. Seja em lojas, supermercados ou até restaurantes, é fundamental que se faça sempre este levantamento, pois as variações são muitas. Passe longe dos produtos de grife.
6) Carro
Nem sempre é necessário utilizar o carro. Andar a pé é saudável e econômico. Além disso, é importante manter o veículo com a revisão em dia, para que imprevistos não comprometam as finanças.
7) Gás e água
Aqui, também é possível economizar. Chuveiros e torneiras são os maiores responsáveis pelo desperdício nesses quesitos, portanto, não os deixe abertos sem necessidade. Fique esperta!
(texto publicado na revista 7 dias com você nº 575 - 25 de junho de 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário