segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

5 razões porque gatos pretos são pets ideais (Linkanimal)

A cor do pelo, apesar de não definir a personalidade do gato, pode ter relação com algumas características comportamentais do animal. No caso dos gatos pretos, esses felinos são mais amigáveis e sociáveis do que gatos de outras cores, de acordo com a especialista em animais e autora Temple Grandin.

Gatos pretos tendem a viver melhor em grupos. Similarmente, eles são mais pacíficos, o que os fazem candidatos ideais para convivência em ambientes urbanos. Vale notar que, além dessas características, a personalidade de cada indivíduo determina o grau de sociabilidade e o seu nível de agressividade.

Em seu livro, Os Animais nos Fazem Humanos, a Temple Grandin explica que algumas características que diferenciam os gatos pretos de gatos de outras cores, mostrando que a evolução faz desses gatos seres pacíficos para eles se proliferarem. Os motivos abaixo confirmam que os gatos pretos são animais carinhosos que merecem o grande amor que os donos sentem por seus gatos.

1. Gatos pretos são mais amigáveis do que gatos de outras cores

Seja com outros gatos ou seres humanos, os gatos pretos são mais amigáveis e vivem bem em grupos. Mesmo sendo mais simpáticos do que os gatos de outras cores, os gatos pretos são vistos pelas pessoas como anti-sociais, de acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Berkeley, na Califórnia. Tais percepções podem contribuir às estatísticas que apontam gatos pretos como sendo os menos adotados e mais sacrificados nos Estados Unidos.

Porém, vale notar que os gatinhos pretos são extremamente amáveis e, como outros gatos, se espelham na rotina e comportamento dos seus donos.

2. Eles lidam melhor com ambientes populosos

No seu livro, a Temple Grandin menciona que os gatos pretos lidam melhor com ambientes populosos. Seja em uma cidade movimentada ou em uma casa com diversos animais, os gatos pretos tendem a se adaptar a esses ambientes melhor do que os gatos de outras cores.

Por onde eles vão, os gatos pretos deixam um legado. No antigo Egito, eles eram adorados e ter um gato preto em casa era considerado um símbolo da sorte. Hoje no Japão, esses animais também são considerados sortudos.

3. Eles são mais inclinados a viver em comunidade do que os outros gatos

Naturalmente, os gatos pretos são mais inclinados a viver em comunidade do que gatos de outras cores. Eles são mais tranquilos do que os outros gatos e isso os fazem animais ideais para terem em casa. Para donos que recebem bastante visitas, o gato preto pode ser a opção desejada entre as outras cores de gatos, por conta dessas características.

4. Eles ficam menos assustados do que gatos amarelos

A Sra. Grandin menciona outros estudos que mostram que os gatos laranjas são naturalmente mais reativos do que os pretos. Isso porque os gatos laranja sentem mais medo e esse medo, por consequência, gera reatividade.

Os genes que causam os gatos amarelos a serem mais tímidos e medrosos é herdado. Sendo assim,  mesmo reduzindo o medo nesses gatos, é difícil eliminar por total a sua timidez. Pelo fato dos gatos pretos não terem esse mesmo nível de timidez, eles são naturalmente mais amigáveis com outros animais e pessoas.

5. Apesar de ter um gene recessivo, os gatos pretos se proliferam

O pelo preto é um gene recessivo. Porém, mesmo com esse gene, os gatos pretos se proliferam. Um dos motivos é que o gene de pelo preto também carrega uma vantagem importante para esses gatos. De acordo com o Sr. Stephen J. O'Brien, do Projeto de Genoma Felino, é possível que a mutação que gera pelo preto também crie uma imunidade contra vírus na família de HIV felina.

Esse gene, que também deixa os gatos pretos mais pacíficos, é responsável pela sua habilidade de acasalar com outras fêmeas. Enquanto os gatos mais agressivos, como os gatos amarelos, gastam seu tempo brigando com outros gatos para serem os primeiros a acasalarem com as fêmeas, os gatos pretos aguardam pacientemente a sua vez. Com essa esta estratégia, eles não se machucam tanto em brigas e continuam a proliferação de filhotes com pelo preto.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário