domingo, 25 de janeiro de 2015

Sustentabilidade eficaz no dia a dia


Muito se fala sobre os cuidados com o meio ambiente, tanto é que o termo sustentabilidade tornou-se moda nos últimos anos. Porém, muito mais do que modismos, o assunto atrai a atenção das pessoas que desejam ter atitudes mais conscientes sobre como reduzir os impactos ofensivos do ser humano ao planeta.

Essas atitudes começam dentro de casa, com ações simples que fazem bem tanto para a qualidade de vida das pessoas quanto para a limpeza e a manutenção de uma casa segura. Sendo assim, confira algumas práticas que podem ser incorporadas no dia a dia, para tornar a rotina mais sustentável.

Óleo de cozinha

Uma das preocupações mais presentes dentro do lar é como livrar-se do óleo de cozinha de modo correto. Há muitas pessoas que jogam essa substância na pia da cozinha, o que é bastante errado. Nunca se deve descartá-lo em fontes de água ou no solo. O ideal é levar o óleo a uma unidade de reciclagem que o utilizará de forma adequada.

Lixo

Eletrodomésticos ou celulares sem uso, bem como computadores, entre outros objetos, não podem ser jogados em qualquer lata de lixo. Os descartes desses equipamentos sem consciência provocam a contaminação do meio ambiente. As baterias desses eletrônicos contêm chumbo, o que, em contato com o ser humano, gera diversos problemas para a saúde. Só jogue-os em locais apropriados como, por exemplo, postos de coletas, assistências técnicas autorizadas, entre outros locais nos quais esses materiais podem ser reaproveitados.

Compras

Evite utilizar as sacolas plásticas dos supermercados para empacotar as compras e levá-las para casa. Antes de sair de casa, leve uma ecobag. Além disso, pratos e copos descartáveis consomem muita energia para serem produzidos e alimentam a quantidade de lixo. Procure não utilizá-los.

Transporte

Procure evitar, ao máximo, utilizar o carro. Prefira caminhar ou utilizar a bicicleta para longas distâncias.




(texto publicado no jornal Resumo Decor edição 3319 - novembro de 2014)




Nenhum comentário:

Postar um comentário