segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Por que seu gato não responde quando chamado? (Linkanimal)


Os gatos são animais que conhecidamente são, na média, mais independentes que os cães. Muito dessa fama se dá por conta de muitos deles não responderem quando chamados pelo nome. Mas você sabia que mesmo quando parece que seu gato está te ignorando, ele é capaz de reconhecer o seu nome e até responder quando chamado? Pois é, são vários os motivos que podem fazer com que os gatos não respondam aos chamados de seus donos. Vamos ver alguns deles...

Será que o problema está no nome do seu gato?

Gatos prestam atenção para entonação. Para eles, o tom que você usa e a quantidade de sílabas que você produz faz uma diferença na interpretação do que você está dizendo. Falar a mesma palavra com um tom brincalhão ou um tom bravo tem dois significados diferentes para o gato. Similarmente, um nome completo e um apelido (ou derivação deste nome) tem dois significados diferentes para o seu gatinho, lembre-se que terá que manter o nome e a entonação ao longo da vida do seu gato pois, apesar de ser possível, mudar o nome do seu gato é muito difícil.

Você está dando a motivação correta para o seu gato?

O primeiro passo para treinar um gato a reconhecer o seu nome é determinar qual a motivação do gato. Normalmente essa motivação é comida, mas também pode ser carinho ou um brinquedo que ele goste. Se a principal motivação dele é de fato comida, chame-o pelo nome e todas as vezes que ele olhar para você ou se aproximar de você, apresente um petisco. Quando você for alimentar o seu gato, chame-o pelo nome para comer. Tente usar o nome dele toda vez que for chamá-lo para fazer algo positivo. Se quiser brincar com ele, chame-o pelo nome. Assim, ele logo entenderá que quando você disser o nome dele, se ele vier, receberá uma surpresa legal.

Você usa o nome do seu gato quando dá bronca nele?

Se você utilizar o nome do seu gato quando estiver irritada ou quando estiver brava com ele, é provável que ele comece a associar o próprio nome com algo negativo. Se esse for o caso, ele tentará escapar da situação toda vez que ouvir o nome, ao invés de se aproximar de você. Às vezes, pessoas utilizam uma outra palavra sem ser o nome do gato para remeter algo negativo que ele fez. O exemplo mais básico disso é a palavra "não". Quando essa palavra é utilizada, o gato a associa com algo negativo, ao invés do seu nome.




Nenhum comentário:

Postar um comentário