quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Tratamentos naturais para atacar a tosse seca (Melhor com Saúde)


Dizem que é tosse seca quando não se apresenta nenhum tipo de catarro ao tossir, mas quando saem catarro dizem que é uma tosse produtiva. A tosse seca tem que ser tratada com algum tipo de remédio para que provoque o desprendimento de catarro, podendo assim ser expelido, e dessa maneira melhorando a tosse.

Para conseguir um rápido alívio da tosse seca, é recomendável alguns remédios naturais que são muito eficazes para este problema das vias respiratórias, o qual afeta a qualidade de vida de quem sofre disso, já que por se apresentar com mais frequência durante a noite, acaba sendo muito incômodo, uma vez que não deixa dormir quem sofre dela e nem quem está perto.

Alho

O alho é um excelente remédio natural para acabar com os problemas de tosse seca, pois as suas propriedades antibacterianas são de grande ajuda para aliviar inúmeras doenças que atacam várias partes do organismo, entre elas as vias respiratórias. Da mesma forma que é um remédio natural muito eficaz para destampar os brônquios.

Preparação de remédio caseiro com alho

A primeira coisa que se deve  fazer é,esmagar dez alhos e deixá-los de um dia para o outro em uma xícara com azeite de oliva e um pouquinho de ramos de tomilho. No outro dia passar essa mistura em um coador e colocá-lo em um frasco com tampa. Tomar uma colher de sopa todos os dias em jejum, até terminar. Já nas primeiras colheradas é possível ver o resultado calmante deste remédio natural.

Vapor de eucalipto e limão

Os vapores são os melhores aliados para ajudar a eliminar o catarro e, portanto, a destampar os brônquios e acabar com a tosse. Para fazer um vapor de forma adequada, a primeira coisa que se deve fazer é colocar para ferver meio litro de água com algumas folhas de eucalipto e de limão, mas também pode acrescentar o suco de vários limões. Quando estiver pronto, ou seja, fervendo, abaixar o fogo e com muito cuidado se aproximar do vapor que sai do recipiente, cobrir a cabeça com uma toalha para conseguir aspirar tudo e assim poder destampar os brônquios e acabar com essa tosse incômoda.

Xarope caseiro para tratar a tosse

Ingredientes

- recipiente de vidro, de preferência com tampa
- limão em rodelas
- mel de abelha puro
- gengibre em rodelas
- água fervendo

Preparo

Colocar as rodelas de limão, o mel de abelhas e o gengibre em rodelas no recipiente de vidro. Fechá-lo e colocá-lo na geladeira, até que se forme uma espécie de gelatina. Na hora de servir, colocar uma colher dessa gelatina em uma xícara e acrescentar a água fervendo sobre ela. Conservar na geladeira de 2 a 3 meses.

Outros remédios para o tratamento da tosse

- Consumir suco de cenoura quente duas ou três vezes por dia

- Preparar três cebolas cortadas em rodelas, colocá-las em um recipiente junto com quatro colheres de mel e deixar dentro de outro recipiente com água, para fazer o cozimento no banho maria, por pelo menos durante duas horas. Deve-se tomar duas colheres a cada três horas.

- Ferver uma xícara de água com três colheres de sementes de linhaça, deixar no fogo durante cinco minutos e retirar. finalmente coar e acrescentar o suco de um limão e uma colher de mel. Tomar uma colher três vezes ao dia.

- Ralar alguns rabanetes e acrescentar aproximadamente cinco colheres de mel, deixar repousar em um recipiente tampado durante quatro horas e depois tomar algumas colheradas, várias vezes ao dia.

- Tomar três vezes por dia a infusão de sementes de anis, as quais deverão ser trituradas e colocadas em uma xícara, depois deve-se acrescentar água fervendo, tampar por alguns minutos, coar e tomá-la quente.

Conselhos adicionais

- Beber muito líquido, mas na temperatura ambiente, pois não se deve tomar nada gelado.

- Se em uma semana a tosse não desaparecer, o melhor é consultar um médico e não deixar para a última hora (quando costuma haver complicações). Da mesma forma que se deve ir ao médico com urgência se apresentar febre, dor no peito, dificuldade de respirar ou se os que estão com a tosse seca e persistente sejam menores de idade ou idosos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário