segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Como acelerar o seu metabolismo - Ricardo Zanuto


Acelerar o metabolismo é o sonho de praticamente toda mulher que luta contra os quilinhos a mais. Antes, vale esclarecer: o metabolismo são as reações químicas responsáveis por transformar os nutrientes do organismo em energia. A velocidade com que isso acontece depende de uma série de fatores. O primeiro deles é a carga genética. Segundo pesquisas, 80% do funcionamento metabólico vem dos seus pais, avós e até mesmo do bisavós ou tataravós.

Vale lembrar que o DNA é imutável, bem como outros fatores que interferem na ação do organismo: sexo (homens  têm o metabolismo mais acelerado); idade (a partir dos 30 anos, fica mais lento); etnia (pessoas negras, por exemplo, têm metabolismo ágil).

Mas se todos esses fatores são estáticos, o que fazer? Calma, há uma boa notícia: os 20% de possibilidade de acelerá-lo lhe trarão excelentes resultados.

O primeiro passo é iniciar a prática de atividades físicas regulares, principalmente musculação. Aumentar a massa magra (músculos) é fundamental para agilizar o metabolismo. Outra maneira de interferir na velocidade dele é por meio de uma dieta equilibrada.

O que comer? Dê preferência aos carboidratos integrais. Eles possuem digestão mais lenta, proporcionando sensação de saciedade por um tempo maior. Insira proteínas magras em seu cardápio, como queijo cottage, ovo, alcatra, patinho, peixe - evite salmão. De acordo com alguns estudos, o organismo gasta de 10% a 20% do valor calórico desses alimentos para digeri-los.

A dieta fracionada também ajuda em sua missão. Ou seja, coma de cinco a seis vezes por dia. Nosso organismo é inteligente e costuma praticar o seguinte raciocínio: se você come apenas duas vezes por dia, ele começa a poupar a queima de gordura. Essa medida de prevenção desacelera o metabolismo. Isso é justamente o que qualquer mulher focada em uma dieta tem verdadeiro pavor só de imaginar.

Muitos outros alimentos ajudam a acelerar o metabolismo, como pimenta vermelha, água gelada, cafeína, folhas verdes, chá verde e maçã verde. Procure acrescentá-los nas refeições preparadas em seu dia a dia. Por fim, lembre-se sempre de manter o foco em seus objetivos. Somente desta maneira você conseguirá atingi-los - e mantê-los!




(texto publicado na revista Viva! Mais nº 798 - 16 de janeiro de 2015)


Nenhum comentário:

Postar um comentário