Não sou muito entusiasta do leite de vaca, pertenço àquela corrente que acha que leite foi feito para bezerros e não para seres humanos. Mas, substituir o leite na alimentação é complicado, pois muitas receitas usam leite como ingrediente e como diz um amigo meu que tem intolerância à lactose, "Daqui a pouco eu vou viver de luz... Não posso comer nada!"
Cá entre nós deve ser complicado para os intolerantes à lactose encontrar alimentos compatíveis. Nada de manteiga, creme de leite, iogurte, queijos, leite condensado... Pesquisei então os leites vegetais, e descobri coisas interessantíssimas. Os industrializados além de lotados de aditivos químicos são caríssimos e fazer em casa, além de divertido (você já ordenhou grãos?) é muito mais econômico.
Vamos lá... Nada de preguiça ou comodismo, você pode ter um leite fresco, gostoso e nutritivo a partir de grãos com propriedades maravilhosas e que fazem muito bem à saúde. Além disso, ao utilizar uma dessas opções em suas receitas habituais vai conseguir novos sabores.
Leite de aveia
O leite de aveia é muito fácil de preparar, só precisamos de uma peneira e um liquidificador e temos um leite bem gostoso e que não interfere no sabor dos alimentos.
Ingredientes
2 xícaras (chá) de aveia em flocos orgânica
3 xícaras (chá) de água mineral ou filtrada
Modo de preparar
Deixe a aveia de molho na água por uns 10 minutos apenas para amolecer. Bata tudo no liquidificador. Coe e leve para a geladeira. Durabilidade: 3 dias.
O leite de aveia é rico em fibras, isento de colesterol e lactose, contém vitamina E, ferro, entre outras vitaminas e minerais. Rico em fitoquímicos, produtos químicos das plantas que ajudam a lutar contra doenças como o cancro, doenças cardiovasculares.
Variações e sugestões
Abaunilhado: adicione no liquidificador uma colher de café de essência de baunilha e açúcar orgânico a gosto. Com granola fica muito bom.
Com cacau ou na vitamina: adicione 1 colher de sobremesa de cacau em pó e açúcar orgânico a gosto. Se quiser uma vitamina bata com banana.
Receitas salgadas: com o cozimento o leite de aveia tem o mesmo efeito do amido de milho, engrossa.
Que tal um estrogonofe feito com ele? Purês, sopas cremosas, já pensaram que legal poder aumentar as opções de cardápio?
Variações de textura: mais ou menos aveia resultará em leites mais ou menos grossos de acordo com o que você precisa para fazer os pratos mais cremosos.
Leite de inhame
Assim como o leite de aveia o de inhame é neutro, não interfere no sabor da receita.
Receita
Cozinhe um inhame orgânico com casca. Depois de cozido, descasque e bata com uma ou duas xícaras de água de acordo com a textura que preferir. Coe e coloque em uma jarra ou garrafa de vidro. Pode ser adoçado ou saborizado com canela, cacau ou uma fruta de sua preferência.
O inhame é depurativo, desintoxicante e fortalece o sistema imunológico. Rico em amido e fibras solúveis, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e as taxas de colesterol sanguíneo. Auxilia na digestão e na fermentação do bolo alimentar, portanto no funcionamento dos intestinos. Fonte de Betacaroteno, vitaminas C e do complexo B, cálcio, fósforo, potássio e ferro.
Os médicos orientais recomendam a ingestão de inhame para fortificar os gânglios linfáticos. Na Índia, o sistema médico ayurvédico indica para restaurar as defesas orgânicas, principalmente como recurso para combater infecções e tumores.
Leite de arroz
Ingredientes
2 xícaras de arroz orgânico, sem lavar
10 xícaras de água mineral ou 2 litros e meio
1/2 colher (chá) de sal
1/2 fava de baunilha ou 1 canela em pau
Modo de preparar
Leve tudo ao fogo por exatos 15 minutos, não mais que isso. Bata tudo no liquidificador ainda quente no modo pulsar, por 3 vezes rápidas para que não vire uma papa, queremos apenas quebrar os grãos. Se esperar esfriar ele absorve toda a água e teremos um leite muito grosso.
Peneire mexendo o arroz delicadamente apenas para sair o líquido, pronto é só levar à geladeira em um recipiente de vidro. Também neutro.
Leite de coco
Delícia, de sabor suave pode ser bebido puro ou utilizado em receitas doces e salgadas. Livre de aditivos químicos presentes nos leite de coco industriais e ainda mantém todas as propriedades presentes na água, no fruto e na gordura.
Sua vantagem em relação aos outros leites vegetais é a presença do ácido láurico, existente no leite materno, ajudando a combater infecções e aumentando a imunidade do organismo. Contém calorias, hidratos de carbono, proteínas, gorduras, sais minerais, vitamina A, B1, B2, B5, C, fósforo, cálcio, ferro, magnésio, enxofre, silício. Muito bom para adicionar aos outros leites vegetais para saborizar ou aumentar o rendimento.
Ingredientes
1 coco de preferência orgânico
900 ml de água mineral morna
Modo de preparar
Fure o coco e retire a água. Reserve. Quebre o coco e leve ao forno para que a polpa desprenda com facilidade. Retire a polpa com uma faca. Bata por 3 minutos a polpa no liquidificador com a água de coco reservada e mais a água mineral morna. Coe em um pano de algodão e esprema para retirar todo o leite. Guarde a polpa do coco para utilizar em receitas.
Leite feito com frutas oleaginosas
As frutas oleaginosas são excelentes para combater o envelhecimento celular, ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, potentes antioxidantes, combatem os radicais livres, fontes de cálcio e magnésio.
Modo de preparar
Deixe de molho durante 8 horas (de um dia para o outro), 1/2 xícara (chá) das sementes de sua preferência com 2 xícaras (chá) de água. Para quem prefere o leite mais doce, deixe de molho junto 2 tâmaras sem caroço.
Na manhã seguinte coe em uma peneira as sementes e passe embaixo da água. Bata no liquidificador as sementes (com as tâmaras, se for o caso) com 1 litro de água. Coe a mistura em um pano de algodão e coloque numa jarra ou garrafa de vidro, dura 1 semana na geladeira. Este leite pode ser bebido ao natural ou em receitas que usam leite de vaca.
Algumas dicas importantes
Os resíduos podem ser aproveitados para fazer sopas, mingaus, pães, bolos e tortas. Utilize um saquinho e reserve apenas para coar o leite. Tem uma coisa meio lúdica aqui, você estará ordenhando os grãos, uma sensação especial, garanto.
Os leites vegetais não podem ser fervidos porque talham.
Creme de confeiteiro
Sabe aquele creminho que vem dentro de sonhos, carolinas ou nos pães doces? Pois é, ele normalmente é cheio de corantes para ficar com aquela corzinha amarela. Aqui t emos um creme na versão sem glúten, corante ou leite. Bom também para rechear e cobrir bolos e tortas.
Ingredientes
2 gemas de ovo caipira
1/4 de xícara de açúcar orgânico
1/4 de xícara de farinha ou creme de arroz (veja se não tem o símbolo dos transgênicos como a Arrozina)
1 e 1/4 de xícara do leite vegetal preferido
Modo de preparar
Misture as gemas com o açúcar em uma panela grande fora do fogo. Adicione a farinha de arroz, mexendo bem para agregar. Junte o leite vegetal e a baunilha. Mexa até formar uma mistura homogênea. Leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar e empregue. Pode misturar cacau em pó se desejar fazer de chocolate.
Creme de leite vegetal
Sempre procurei uma receita de creme de leite caseiro, mas em todas encontrava a famigerada gordura vegetal hidrogenada. Descobri então que para fazer o creme de leite vegetal é só engrossar o leite vegetal de sua preferência, aumentando a quantidade de sólidos na receita (castanhas, amêndoas, aveia etc) e, se desejar que fique mais encorpado ainda, adicionando uma colherinha de agar-agar e outra de azeite de oliva. Bom, não é?
Nenhum comentário:
Postar um comentário