terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O uso do omeprazol causa demência? - Dr. Fabio Atui


Hoje, vamos falar sobre o omeprazol, um medicamento muito usado por quem tem refluxo, gastrite, entre outros problemas estomacais. Surgiram dúvidas com relação aos seus efeitos colaterais, principalmente, se ele causa demência ou não naqueles que consomem o remédio por um longo período.

Em primeiro lugar, é necessário ressaltar que o uso do omeprazol é aprovado pelos órgãos de saúde tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos e na Europa, portanto, é um medicamento totalmente seguro. Mas, as pessoas estão apreensivas, devido a um estudo norte-americano publicado na revista da Associação Médica Americana ("JAMA", em inglês).

Ele mostra a associação entre deficiência de vitamina B12 e o uso prévio de medicação de supressão de ácido gástrico, com base em uma avaliação de caso-controle na população do Kaiser Permanente, na região norte da Califórnia.

Ao longo de 14 anos, de 1997 a 2011, os especialistas fizeram a comparação entre um grupo de 25.956 pacientes com diagnóstico de déficit de vitamina B12 com outro de 184.199 pessoas sem esse transtorno. O estudo concluiu que as pessoas que tomaram omeprazol ou similar durante muito tempo tinham 65% mais chances de ter níveis baixos de vitamina B12.

Esse nutriente é importante para a formação e maturação das hemácias e é necessária para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. No entanto, para absorvê-la, o corpo depende de fatores intrínsecos presentes em um tipo especial de células que ficam no estômago (células parietais) e de receptores localizados no íleo. Em casos de deficiência de vitamina B12, pode haver anemia e, em algumas situações, até demência.

Ou seja, um estudo relaciona o uso de omeprazol à falta de vitamina B12, outros relacionam a falta de B12 com demência, porém, em medicina as coisas não são simples e diretas assim. Não temos dados para afirmar que uma coisa leva à outra, e no mundo todo, muitas, mas muitas pessoas usam omeprazol por longos períodos e não tem sido constatado aumento da demência neste grupo e nem no geral.

Lógico que qualquer medicamento ou produto deve estar sob constante vigilância e o omeprazol não é uma exceção. Se houver alguma restrição com relação ao seu uso, os profissionais de saúde saberão a respeito e orientarão seus pacientes.

Já que estamos neste assunto, o omeprazol, usado cronicamente, pode causar deficiência de ferro e de cálcio, além da vitamina B12 já citada. Então, se você precisa desta medicação, converse com seu médico, ele pode orientar seus hábitos alimentares para evitar os efeitos indesejáveis da droga.

É importante salientar também o cuidado que as pessoas precisam ter com saúde, quando faz o uso desse medicamento e de qualquer outro. Apenas o consuma com prescrição médica e acompanhamento de um bom profissional. Tenha uma alimentação saudável, rica em nutrientes, e procure consumir vitamina B12, presente em boas quantidades nos alimentos de origem animal, especialmente nos peixes de águas frias e profundas, como salmão, truta e atum, fígado, carne de porco, leite e derivados, ovos e ostras.

Fique de olho,

Saúde!





















Nenhum comentário:

Postar um comentário