segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Como lidar com um gato que come o que não deve (Linkanimal)


Na sua casa, o seu gato provavelmente tem mais acesso às coisas do que você, encontrando novos objetos atrás da geladeira, debaixo dos móveis e até em cima das prateleiras. Por esse motivo, é quase impossível colocar as coisas aonde eles não podem acessá-las.

Para a maioria de nós, isso significa guardar alguns objetos especiais em lugares fechados e conviver com o fato que ele derrubará pequenas coisas dos móveis e prateleiras como se fosse uma brincadeira. Porém, para alguns donos, o problema não é o gato derrubar e brincar com as coisas da casa, mas sim comê-las.

Por que o seu gato come objetos que não são comida

Embora existam várias teorias sobre o motivo pelo qual os gatos comem objetos não-comestíveis, ainda não se sabe a razão para esse comportamento. Dentre as diversas teorias sobre a causa desse comportamento estão problemas digestivos,  tédio, ansiedade e até por que enxergam isso como uma brincadeira.

Seja qual for o motivo, esse comportamento é perigoso e pode gerar problemas de saúde sérios no seu gato. Sendo assim, é importante encaminhar um gato que come o que não deve para um veterinário para ver primeiramente se está tudo em ordem com a sua saúde e entender se o problema comportamental é um resultado de algum problema de saúde no animal.

Como ensinar o gato o que pode comer e o que não pode

Dado que o comportamento do seu gato é prejudicial à sua saúde, a primeira coisa que você deve fazer é remover os objetos que ele está comendo da sua casa.

Compre novos brinquedos e petiscos para o seu gato e espalhe-os pela casa. A ideia é mostrar para o seu gato que existem coisas mais interessantes do que as coisas que ele está comendo atualmente. Esse processo pode demorar um tempo e é importante que você seja paciente.

Para incentivá-lo ainda mais a brincar com os seus novos brinquedos, dê atenção ao seu gato sempre que ele brincar com uma coisa que você goste. Dessa forma, ele entenderá que quando brinca com os seus novos brinquedos, não somente se diverte mas também recebe a sua atenção. E, com isso, ele começará a privilegiar os brinquedos aos objetos da casa.

O que não funciona na hora de ensinar o seu gato a não comer objetos da casa

O que vários de nós fazemos na hora de tentar inibir um comportamento no gato é dar uma bronca ou castigá-lo de alguma forma. Mas a verdade é que esse comportamento não funciona para gatos e, além de não resolver o problema, piorará o seu relacionamento com o seu gato. Isso porque gatos não respondem a castigos e broncas e somente aprendem com métodos positivos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário