quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Sintomas de desgaste nos joelhos (Melhor com Saúde)


Sabemos que o desgaste nos joelhos é uma doença crônica muito dolorosa e incapacitante, tanto que a longo prazo é possível passar por uma operação para finalmente usarmos uma prótese de joelho. A prevenção e hábitos de vida adequados são fundamentais, por isso leia este artigo e conheça os sintomas desta afecção.

Quais são as causas do desgaste dos joelhos?

O desgaste dos joelhos é devido à artrose. Em muitos casos o fator genético e hereditário predispõe, como assim também a obesidade ou um peso muito elevado, pois os joelhos são sobrecarregados. Mas dentro deste problema articular existem casos cuja origem ainda é desconhecida.

Podem existir alterações dentro das células da cartilagem articular, uma alteração dos chamados condrócitos e do osso subcondral, que origina um falta de resistência à pressão e da elasticidade da cartilagem, que vai se deteriorando e diminuindo.

Também não podemos ignorar a artrose relacionada com o envelhecimento, onde a saúde da cartilagem sofre mudanças degenerativas. Outra das casas pode ser, por exemplo, uma lesão e inclusive uma anomalia prévia da própria articulação. É o que se conhece como artrose secundária de joelho e acontece basicamente por lesões no menisco, fraturas, problemas nas articulações por sobre exigi-las, como no caso de atletas ou, como dissemos anteriormente, pela obesidade. Veja agora seus sintomas mais indicativos.

Sintomas do desgaste dos joelhos

- Dor ao ficar muito tempo em pé, sentimos fisgadas súbitas.

- Dificuldade para andar por áreas com pedras ou com desníveis, como caminhar por uma fazenda.

- Súbitas fisgadas ao subir escadas, podem fazer com que você dê um passo em falso.

- Dor ao levantar após estar muito tempo sentado.

- Súbitos "rangidos" nos joelhos.

- Em determinados casos poderá sentir como se o joelho estivesse inflamado. Mas tenha cuidado, saiba diferenciar uma inflamação de uma simples retenção de líquidos. Na inflamação existe inchaço e vermelhidão, você notará que somente um dos seus joelhos estará inflamado, mas não os pés e nem as pernas.

- Em etapas mais avançadas pode aparecer inclusive uma ligeira deformação, como uma mudança no alinhamento do joelho, geralmente em direção ao interior das pernas. E por que acontece? Basicamente porque o joelho deforma pela reação do osso articular ante a artrose, logo forma-se uma espécie de borda na articulação que recebe o nome de osteófito.

Podemos prevenir o desgaste do joelho?

Uma vez diagnosticado o desgaste no joelho, a nossa vida deve mudar de rumo. Temos que tratar a consequente dor com medicação e as indicações prescritas. Não devemos expor o joelho a muitas atividades como longa caminhadas, melhor fazê-las curtas e com seus respectivos descansos.

São muitas as pessoas que vivem muitos anos com o desgaste no joelho até que chegam a uma idade avançada onde optam por uma prótese. Mas, saiba que a prótese tem uma vida limitada, por isso existe a alternativa de realizar a cirurgia em idades mais avançadas. Enquanto isso tente viver o melhor possível com este problema.

Daí a importância de prevenir o desgaste no joelho. Talvez você tenha antecedentes hereditários, é possível que ao longo de sua vida você tenha tido problemas nos ossos e nas articulações. Porém que fique claro um aspecto, a cartilagem sempre pode ser regenerar e uma vida saudável pode prevenir o avanço do desgaste e inclusive sua aparição. Anote estes aspectos mais relevantes.

- Mantenha um peso saudável, evite aqueles quilos extras que sobrecarregam os joelhos.

- Cuide de seu sistema imune, eleve sua dose de cálcio, fósforo e, principalmente de magnésio. Seria ideal se acostumar a consumir frutas e verduras frescas e frutos secos. Peça ao seu médico lhe receitar complementos ricos em magnésio, por exemplo.

- Uma dieta para renovar a cartilagem, como os legumes, bacalhau, levedura de cerveja, gelatina, ovos. Importante também a vitamina C, presente em frutas como o limão, a laranja e o kiwi.

- Um dos esportes mais apropriados para a saúde articular é a natação. Vamos lá! Vale a pena seguir estes simples conselhos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário