domingo, 25 de janeiro de 2015

Tratamentos para os problemas bucais mais comuns (Melhor com Saúde)


Aftas, gengivite, cáries, tártaro, dentes enfraquecidos são problemas bucais que pioram a nossa qualidade de vida, dão uma verdadeira dor de cabeça e um gasto considerável no dentista.

Aqui, vamos explicar suas causas e vamos propor alguns tratamentos simples com produtos naturais, tais como óleo, bicarbonato, tomilho e água do mar.

Possíveis causas

- Alimentação: é a principal causa dos problemas bucais. O mau funcionamento ou sobrecarregamento do sistema digestivo gera, sutilmente, excesso de acidez, a qual altera o pH natural da boca, causando gengivite, aftas, cáries e tártaro. Assim, o melhor tratamento é uma dieta alimentar equilibrada, com muitas frutas e verduras frescas, nozes, legumes, cereais integrais etc.

- Açúcar branco: o açúcar branco merece uma menção à parte, já que é um veneno para os dentes e a saúde em geral. Sua eliminação da dieta é recomendada e deve-se ficar atento àqueles alimentos que o contêm.

- Tabaco e café: tabaco e café mancham os dentes, alteram o pH da boca, causam tártaro e descalcificam os dentes.

- Má higiene bucal: a higiene é imprescindível. Escove os dentes, limpe a língua com escova especial e retire os resíduos entre os dentes com fio dental.

- Produtos químicos: as pastas de dentes comuns contêm ingredientes que criam muita espuma e são agressivos ao pH da boca, piorando problemas como gengivite e aftas. Recomenda-se comprar pastas em herboristas ou lojas de produtos naturais ou até preparar uma pasta caseira.

Apresentamos a seguir quatro receitas naturais para prevenir e tratar os problemas bucais.

Infusão de tomilho

O tomilho é uma erva antisséptica secular, usada para problemas bucais, tais como aftas, feridas ou gengivite. Pode-se tomar o chá diariamente, mas, recomenda-se especialmente realizar enxágues. Para a infusão, ferva um litro de água mineral com 60 gramas de tomilho por 5 minutos, deixando-a descansar por mais 5 minutos. Quando a infusão ficar morna, faça bochechos, repetindo várias vezes por dia até notar melhorias.

Uma pitada de bicarbonato

Como mencionamos, a maioria dos problemas bucais resultam do excesso de acidez na saliva, que pode ser combatida alcalinizando-a e aplicando diretamente na língua uma pitada de bicarbonato.

Recomenda-se levar sempre consigo um frasco de bicarbonato. Umedeça o dedo para colher doses mínimas de bicarbonato e aplique na língua, repetindo esse procedimento várias vezes ao dia, de modo a permitir um processo de alcalinização natural sem alteração do pH bucal. Este remédio funcionará para todos os problemas já citados, inclusive para a prevenção de cáries.

Água do mar para remineralizar a dentadura

A falta de minerais, decorrente de uma má alimentação, enfraquece os dentes e os expõe a qualquer doença.

Uma forma de evitar isso seria tomar cálcio, mas também muitos outros minerais. Por isso, recomenda-se água de mar, para enxágues diários. Pode ser encontrada em herboristas ou lojas de produtos dietéticos, ou até supermercados. Se o mar for perto, recolher, na primeira hora da manhã e fora de temporada, um pouco de água numa garrafa, evitando a superfície da água onde se acumulam resíduos. Pode-se também misturar sal do mar com água mineral.

Bochechos com óleo

Este antigo tratamento ayurvédico é ideal para os problemas bucais e todo o aparato digestivo, uma vez que permite extrair as toxinas e limpar profundamente a boca. Recomenda-se especialmente para infecções bucais, problemas gengivais, placa dentária, dentadura escurecida e dentes soltos.

Precisamos apenas de óleo de girassol ou de gergelim de primeira pressão a frio.





































Nenhum comentário:

Postar um comentário