quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Alugue sem dor de cabeça - Jacques Bushatsky


Listamos tudo o que você precisa observar e levar em conta para não se estrepar ao mudar de casa ou apartamento

1) Veja se bate sol

Verificar se o imóvel pega sol de manhã ou à tarde é fundamental. Não ter iluminação, ventilação ou conforto térmico implica em viver mal ou gastar dinheiro, mais tarde, para conseguir isso. Atenção!

2) Observe se há umidade

Ninguém merece mofo! Por isso, repare se há umidade nos armários e se as paredes estão manchadas e úmidas, um indício de problema. Se for o caso, exija uma impermeabilização.

3) Abra torneiras

Cheque o sistema hidráulico. Para isso, abra chuveiros, torneiras e dê descarga. Fique atenta também se há vazamentos ou registros frouxos. Assim, o barato não sai caro.

4) Não aceite rachadura

Fuja de lugares com manchas ou rachaduras nas paredes. Além de ser feio, isso pode indicar infiltrações ou problemas estruturais. Se for o caso, peça o laudo de um profissional.

5) Conheça a vizinhança

Dar uma volta a pé pelos arredores é essencial! Veja se o bairro oferece fácil acesso a transportes públicos e locais como supermercados e hospitais. Visite a vizinhança mais de uma vez, inclusive à noite!

6) Cheque as contas

Converse com a imobiliária ou o proprietário para descobrir se há contas, como de água, de luz ou de gás, sem pagar. Dívidas de ex-moradores dão dor de cabeça. Peça comprovantes de cancelamento das contas.

7) Estude a garagem

Visite a garagem: veja se seu carro cabe no espaço destinado a ele e verifique qual a localização da sua vaga. Se você é péssima de manobra e sua vaga for beeem lá no canto, vai se irritar sempre!

8) Avalie o estado de conservação

Olhe bem o estado de conservação de portas, janelas e armários da residência. Para evitar chateações quando estiver morando no imóvel, negocie reparos antes da mudança.

9) Fique atenta ao cupim

Cascas nas quinas dos móveis, sujeira no forro e rodapé solto podem indicar a presença de cupins e traças. Pergunte se foi feita a descupinização ou dedetização recente no local.

10) Evite pegadinhas

Fotografe e liste todos os problemas que encontrar no imóvel. Esta é sua melhor garantia. Além disso, leia o contrato com calma e não caia nas pegadinhas dos acordos imobiliários.




(texto publicado na revista Viva! Mais nº 798 - 16 de janeiro de 2015)






Nenhum comentário:

Postar um comentário