segunda-feira, 27 de junho de 2016

Detox do celular - Cinthia Quadrado

Curtir jogos, aplicativos e redes sociais é legal, mas aproveitar os momentos reais com seus amigos, colegas e família é ainda melhor

O smartphone serve para mandar fotos para as amigas, compartilhar os pensamentos no Facebook e, eventualmente, ligar para a família para matar as saudades. Apesar de ser um meio para se comunicar com todos, ele nem sempre tem o papel de aproximar as pessoas, porque muita gente fica viciada nos joguinhos e mensagens e acaba deixando de lado quem está fazendo companhia. "Tantas funcionalidades, aplicativos e atrativos fazem com que muitos 'mergulhem' dentro de seus aparelhos, se desconectando do mundo externo, e consequentemente dos seres humanos e de seus relacionamentos reais", explica Alessandra Vieira Fonseca, psicóloga coach e sócia-proprietária da ConsultaRH (DF). Pois bem, essas atitudes podem trazer vários malefícios para a vida e distanciar seus colegas de você. Para não entrar nessa roubada, confira agora as dicas da 7 Dias.

Aqui é trabalho!

Na hora do serviço, dá uma baita vontade de checar o Instagram para ver a foto nova do seu amigo ou conversar com alguém pelo Facebook? Saiba que isso pode ser um baita "tiro no pé", porque você pode perder os prazos de entrega dos jobs, além de acabar com o foco no trabalho e o seu chefe te pegar no flagra. "Então é melhor que a pessoa mantenha uma postura profissional e respeite as regras da empresa quanto ao uso do dispositivo. Enquanto algumas aceitam, outras são bem rígidas com esse assunto", afirma Alessandra Vieira.

Oi, eu tô aqui do lado!

Quem nunca saiu com os amigos e passou muita raiva porque eles só ficavam no celular? E sabe quando bate aquele silêncio na mesa e você fica até sem graça de tentar puxar assunto, porque ninguém levanta a cabeça e conversa? É muito chato, mas tem solução. "Ao se sentir incomodado, vale a pena chamar a atenção deles para o que está acontecendo no exato momento, deixando clara a sua insatisfação e o desejo de uma relação normal durante o encontro de vocês", explica Ana Paula Magosso Cavaggioni, psicóloga (SP).

Será que eu sou viciada?

Se as atividades importantes ficam em segundo plano, você atrasa o seu almoço ou dorme mais tarde por causa do aparelhinho, fique esperta porque pode ter se tornado um vício. "Se você sempre se preocupa se há um local para recarregar o celular, nunca sai sem ele, se sente ansiosa quando "cai" a internet, posta tudo o que pensa e tira foto de tudo pensando em como colocá-la nas redes também pode ser um mau sinal", avalia Ana Paula. Caso você ainda não tenha se convencido, faça o seguinte: mapeie o tempo para perceber quantas horas do dia você fica na internet. Se ela passar de mais de duas horas, essa ação pode ser prejudicial para o seu corpo e saúde. Reavalie e perceba seu vício.

Você não me ama?

Se vocês vão para o parque, o shopping ou para a casa dos seus pais e ele não larga do celular, tenha uma conversa bem franca e mostre que você não está feliz assim. "Fale que quer jantar sem intromissões e que o smartphone deve ficar desligado enquanto estiverem juntos. Acordos como este podem fazer maravilhas para o casal", afirma Alessandra. "Alguns estudos até comprovam que, quando o companheiro está sendo dispensado por causa disso, ele sente muito mais ciúmes", diz Ana Paula.

Reunindo a família

Natal, Páscoa, Dia das Mães... Todo mundo se junta, mas ninguém troca ideias, fala do trabalho ou menciona quais os seus planos durante o ano. Eles ficam apenas mostrando as fotos de gatinhos engraçados, as notícias de política que são polêmicas ou as receitas rápidas para fazer em casa com poucos ingredientes. "O mundo virtual vai, pouco a pouco, substituindo o real. Postar uma foto da comida, então, parece ser mais positivo do que compartilhá-la efetivamente com a família", explica Ana Paula. Nesse caso, vale a pena impor algumas regrinhas especiais. Por exemplo, quem mexer no smartphone na mesa vai ter que tirar os pratos e lavar a louça toda sem reclamar. O que você acha? Se eles ficarem de cara feia, converse e mostre que isso só isola as pessoas e deixa os encontros desanimados, ok?!

Detox tecnológico

Você não nasceu grudada com o celular, certo? Então, dá para ficar longe dele sem ter que ficar nervosa. Veja como fazer isso na sua vida:

- Deixe o aparelho no modo avião durante as atividades importantes (reuniões, almoços ou quando está dirigindo). Eles desligam a rede do celular, wi-fi, rádio FM e bluetooth simultaneamente, mas é possível usar os demais apps que não precisam de rede, incluindo os de ouvir música ou assistir vídeos.

- Tire os livros empoeirados da estante e comece a lê-los. Assim, dá para se distrair sem ser "refém" das redes sociais.

- Faça exercícios físicos com mais frequência. Eles desestressam, promovem bem-estar e ainda queimam os quilinhos extras.

- Vá ao cinema para curtir o momento com quem você ama. Além de renovar os ares, dá para distrair a cabeça e se divertir bastante sem tocar na bendita telinha do aparelho celular.


(texto publicado na revista 7 Dias nº 683)

Nenhum comentário:

Postar um comentário