quarta-feira, 1 de junho de 2016

Retratos de um mundo estranho - Marcelo Spina


Como surgiu e como funciona o Guiness Book, um dos livros mais vendidos - e mais cheios de esquisitices - do mundo

O norte-americano Ray Macareg fez uma demonstração e tanto no ano passado: provou ser possível soprar bolas de chiclete com uma tarântula na boca. Em 1998, outro americano, Mark Hogg, demonstrou seu arrojo de forma ainda mais indigesta: engoliu 62 minhocas em apenas 30 segundos. No mesmo ano, foram medidas as unhas do indiano Shridhar Chillal, que, juntas, somaram mais de 6 metros de comprimento. Voltando 400 anos no tempo, na Transilvânia, Romênia, damos de cara com Elizabeth Bathori, a maior assassina de toda a história: acreditando que assim preservaria sua juventude, ela teria matado mais de 600 meninas e se banhado em seu sangue. Essas histórias poderiam compor um livro de ficção de segunda categoria se não tivessem acontecido de verdade. Trata-se de alguns dos feitos registrados no Guiness Book, o Livro dos Recordes, que registra as marcas humanas mais notáveis em ciência, esportes, artes, grandes viagens, riqueza, fama e, como você já percebeu, em extravagância também.

O Guiness Book nasceu de uma discussão travada em 1951 entre Sir Hugh Beaver, diretor da tradicional cervejaria Guiness, e amigos que participavam de uma caçada na Irlanda: seria a tarambola (espécie conhecida no Brasil como lavadeira ou maçarico) a ave de caça mais veloz da Europa? Três anos depois, o assunto ainda causava polêmica no grupo. Uns argumentavam que outra ave, o tetraz, seria mais veloz. Foi quando Beaver chegou à conclusão de que polêmicas como aquela poderiam estar acontecendo diariamente nos pubs da Grã-Bretanha e que um livro que desempatasse as disputas teria um valor inestimável. Assim, contratou os irmãos McWhirter para uma detalhada pesquisa sobre números e fatos e, em agosto de 1955, lançou o primeiro Guiness Book of Records. Aquela edição, com 198 páginas, teve sucesso imediato e, até o final do mesmo ano, já figurava como best-seller no país. Hoje, a empresa Guiness World Records Ltd., sediada em Londres, conta com um arquivo de 40.000 recordes - no livro anual cabem apenas 10% deles. O Guiness também alcançou grande audiência em programas de televisão, mostrando o que há de mais espetacular e esquisito ao redor do mundo.

O Guiness Book detém, ele mesmo, um recorde: é o livro que mais lucra com direitos autorais no mundo. São mais de 80 milhões de exemplares vendidos desde a sua primeira edição - só a edição 2000 já vendeu 5 milhões de cópias. Distribuído ao redor do mundo em 20 idiomas, o Guiness representa para muitos o sonho de notoriedade internacional. Recordes geram reconhecimento que, por sua vez, pode atrair patrocínio para novas façanhas. A editora garante que qualquer pessoa pode se tornar um recordista e receber um certificado oficial da entidade. "Nós somos muito democráticos", diz Neil Hayes, do Departamento de Marketing da Guiness. "Damos o mesmo espaço para um sujeito que equilibra galões de leite na cabeça, para campeões olímpicos ou estrelas de Hollywood."

Para bater um recorde, as condições devem ser exatamente as mesmas da marca estabelecida anteriormente. E o aspirante precisa apresentar provas documentadas que deem credibilidade ao feito. Entre elas: imagens em vídeo, fotografias, artigos de jornal, duas testemunhas (que devem ser autoridades ou pessoas respeitadas na comunidade) e, dependendo do caso, o aval de especialistas na modalidade. Para obter o recorde de uma modalidade que ainda não existe é necessário enviar um projeto para a Guiness explicando com o máximo de detalhes a façanha almejada. Aí dependerá de a empresa decidir se o recorde merece ou não o seu aval. Se você quer tentar a mão, o meio mais eficiente de entrar em contato com a Guiness é por email. Mas é preciso insistir. Os editores estão sempre muito ocupados. "Nos últimos 12 meses recebemos pelo menos 20.000 consultas do mundo inteiro", diz Hayes.

O Brasil figura em diversas páginas do Guiness. O paulista José Carlos Ryoki Inoue, de 54 anos, detém um recorde que pode ser considerado bastante honroso: de acordo com o Guiness, ele é o escritor mais prolífico do mundo, com 1.046 livros publicados entre os anos de 1986 e 1996. "Figurar no Guiness foi uma consequência natural do meu trabalho", diz Ryoki, cuja produção literária é marcada por livros de bolso assinados com pseudônimos - George Fletcher, Jesse Taylor, James Monroe. Outro brasileiro, bem mais famoso, que está se empenhando para juntar as evidências necessárias e ter um recorde aprovado pelo Guiness é o cantor sertanejo Daniel. Ele teria gasto 25 horas autografando para mais de 30.000 fãs em setembro do ano passado. Haja Bic.

É nós na fita

Há vários recordes brasileiros registrados no Guiness Book

- O menor jornal do mundo é o Vossa Senhoria, publicado pela primeira vez em 1935, medindo apenas 3,5 x 2,5 centímetros.

- A novela mais cara e com mais atores até hoje gravada foi Torre de Babel, escrita por Sílvio de Abreu. O custo foi de 17 milhões de dólares e empregou 300 atores.

- A maior formação em queda livre teve 588 pára-quedista e aconteceu no Rio de Janeiro, em abril deste ano.

- O soldado mais jovem da história foi Duque de Caxias, que ingressou no Exército aos 5 anos de idade, em 1808.

- O maior carnaval do mundo é o de Salvador, atraindo 2 milhões de pessoas e gerando uma receita de 254 milhões de dólares.

- O maior público em um jogo de futebol foi 199.854 pessoas, na final da Copa de 50, entre Brasil e Uruguai, no Maracanã.

- A maior bandeira já hasteada foi a brasileira. Media 70 x 100 m e tremulou em Brasília.

- O maior show de rock aconteceu em Copacabana, onde Rod Stewart cantou para 3,5 milhões de pessoas no Réveillon de 1994.

- O cemitério mais alto do mundo fica em Santos. O Memorial Necrópole Ecumênica, construído em 1983, tem 10 andares.

- O peixe mais feroz, a piranha, o mamífero mais lento, o bicho-preguiça, e o maior roedor do mundo, a capivara, também são brasileiros.

Festival de excentricidades

O Livro dos Recordes é também um coquetel de esquisitices

- A norte-americana Teighlor é a modelo mais pesada do mundo: no início da década de 90, ela pesava 326 quilos e apareceu de biquíni em diversos pôsteres, calendários e cartões postais da Flórida.

- Em 1998, Jim Chichon, do Estado da Pensilvânia, EUA, conseguiu lançar um jato de lágrimas a quase 2 metros de distância.

- O texano Jackie Bibby sentou em uma banheira com 35 cascavéis (sem retirar as presas nem o veneno), em junho de 1998.

- O maior funeral espacial ocorreu em 1997: as cinzas de 24 pessoas foram lançadas em órbita.

- O britânico Andy Green andou a 1.227 km/h dentro de um automóvel no deserto de Nevada, Estados Unidos, em 1997.

- O terremoto com mais fatalidades da história teria matado mais de 1 milhão de pessoas no Mediterrâneo, no ano de 1201.

- O cachorro mais rico da história foi um poodle chamado Toby, que, em 1931, recebeu uma herança de 15 milhões de dólares de sua dona em Nova York.

- O maior jogo de pôquer registrado deu a Huck Seed, de Las Vegas, 2,3 milhões de dólares, em 1996.

- O automóvel mais longo do mundo é uma limusine montada pelo californianos Jay Ohrberg. Ela mede 30 metros e tem até piscina com trampolim no seu interior.

- A maior caminhada de todos os tempos foi feita por Arthur Blessitt, da Flórida. Em jornada iniciada em 1969, ele andou 53.000 quilômetros ao redor do mundo.


(texto publicado na revista Super Interessante nº 11 - ano 14 - novembro de 2000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário