sábado, 4 de junho de 2016

Você sabia? Aniversário de Jesus já foi celebrado em várias datas - Bruno Vieira Feijó


Até o século 4, a data era festejada em 6 de janeiro

Houve um tempo em que a Igreja não comemorava oficialmente o Natal - entre outros motivos, por não saber o dia em que Jesus nasceu. Embora o período tivesse sido mais ou menos calculado (a data seria no ano 6 a.C.), em nenhum momento, nos primeiros 200 anos do cristianismo, o dia é mencionado. A especulação só começou por volta dos séculos 3 e 4, em resposta aos festejos promovidos pelos romanos com orgias e banquetes em reverência a divindades pagãs.

Nessa época, pelo menos oito datas diferentes foram propostas para o nascimento de Cristo. Duas datas, entretanto, prevaleceram e são usadas até hoje. Primeiro, veio o 6 de janeiro, uma comemoração feita no Oriente para o suposto dia em que Jesus fora batizado - a Igreja Ortodoxa armênia comemora o "natal" nesse dia.

A partir do ano 336, quando o imperador Constantino já havia declarado o cristianismo como a religião do Império Romano, veio o 25 de dezembro, adotado pela Igreja ocidental. O 6 de janeiro ficou, então, reservado ao dia em que Cristo teria aparecido aos três Reis Magos, herança das lendas epifânicas, nas quais os deuses se manifestam aos seres humanos.

As escolhas das datas não foram aleatórias. Ambas rivalizavam com festas pagãs realizadas no mesmo período, como a da religião persa que celebrava o Natalis Invicti Solis, a do deus Mirra e outras decorrentes do solstício de inverno e dos cultos solares entre os celtas e germânicos. "O 25 de dezembro foi uma conveniência para facilitar a assimilação da fé cristã pela massa de pagãos", admite Mario Righetti, um dos mais renomados intelectuais católicos, em sua obra História da Liturgia, de 1955.

Vai rolar a festa?

Igreja relutou em celebrar o Natal

Se o nascimento de Cristo tivesse sido comemorado desde o início do cristianismo, não haveria tanta confusão. Mas, naquela época, era comum celebrar a morte de pessoas importantes e não o nascimento. A Igreja sempre fez questão de lembrar o sacrifício do filho de Deus. Solenizar o aniversário de Cristo com festa "da mesma forma como se honrava um faraó ou Herodes", nas palavras do teólogo Orígenes de Alexandria (185-253), era indecência para os puritanos. Mesmo depois de aprovada, várias vezes se cogitou terminar com a festa pelo nascimento de Jesus. Algumas reformas protestantes, a partir do século 15, conseguiram fechar igrejas que insistiam na celebração do Natal.

Então é Natal...

Moda pagã na festa cristã

Troca de presentes

Existia em Roma na Saturnália, festa para o deus Saturno. Depois, ficou ligada aos Reis Magos e seus presentes dados a Jesus.

Árvore de Natal

Tribos celtas e germânicas adoravam as árvores que suportavam o inverno, como o carvalho e o pinheiro, e as enfeitavam com frutas e doces.

Comilança

A esperança da volta da luz, com o fim do inverno, era festejada com orgias, danças, banquetes e muita, mas muita bebida.


(texto publicado na revista Super Interessante edição 54 - janeiro de 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário