quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Paulistano Nota Dez: Marcos Costa - Felipe Neves


Nome: Marcos Costa
Profissão: maquiador
Atitude transformadora: fundou um curso de beleza voltado para mulheres com deficiência visual

Marcos Costa decidiu iniciar um trabalho voluntário depois de ouvir uma reportagem no rádio em 2008. Ela retratava os problemas vividos por deficientes visuais em atividades corriqueiras, como escovar os dentes. Naquele momento, pensou que o mesmo ocorria em sua área de atuação, a maquiagem. "Eu me lembrei na hora de uma mulher cega que mora perto de casa", conta. "Sempre me perguntava como ela se produzia antes de sair." Alguns dias depois, Marcos a encontrou e resolveu tirar a dúvida. A vizinha lhe contou que precisava de ajuda de alguém para passar batom. "Propus ensiná-la a cuidar disso sozinha", afirma. O negócio logo se espalhou entre as amigas da aluna que enfrentavam a mesma dificuldade. Em alguns dias, já havia reunido uma turma inteira.

Nascia ali o Maquiagem para Todas, curso gratuito para mulheres com algum grau de deficiência visual. Em sete anos, cerca de 600 estudantes passaram pelo local. A maior parte das atividades ocorre no apartamento de Marcos, no bairro dos Jardins. São duas horas diárias de aula para classes de até doze mulheres, ao longo de seis meses. A base da pedagogia que o próprio profissional desenvolveu está no tato. Quem participa dos exercícios aprende a controlar a intensidade dos dedos para obter um bom resultado final. "Todas são muito ansiosas", diz o professor. "Às vezes, chegam aqui querendo aprender a passar delineador. Aí eu preciso acalmá-las e ensinar o bê-á-bá."

Com trinta anos de profissão, o maquiador tem em seu currículo trabalhos para estilistas como Ronaldo Fraga e para a marca de cosméticos Natura. As aulas de seu curso costumam render experiências emocionantes. Uma das pupilas atuais, a arquiteta Lucia Florio, possui somente 8% da visão nos dois olhos. Todos os dias, ela pede ao professor que lhe envie dicas para postar no blog que abriu após iniciar as aulas. Dedicada, também manda fotos para demonstrar o progresso que conseguiu com o passar do tempo. "No início, ela só usava batom claro. Hoje já passa vermelho sem medo", diz ele, orgulhoso. "Só quero dar um exemplo de como se pode transformar as pessoas com ações simples."


(texto publicado na revista Veja São Paulo de 1º de abril de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário