terça-feira, 30 de setembro de 2014

Um corpo bem nutrido dorme melhor


Uma alimentação rica em zinco e potássio auxilia no relaxamento e resulta em um sono restaurador

Dormir o sono dos justos e sonhar com os anjos nem sempre é fácil. Durante o sono, o organismo se recupera das atividades desenvolvidas durante o dia e realiza processos metabólicos essenciais para seu bom funcionamento. A alimentação tem um papel fundamental na saúde e no bem-estar, o que inclui dormir bem e acordar descansado.

Uma dieta rica em zinco, potássio e vitaminas C, B12 e B6 colabora para um sono restaurador. Como auxiliam no relaxamento, o zinco, o potássio e a vitamina C ajudam a promover uma boa noite de sono e um despertar descansado. Já as vitaminas B12 e B6 auxiliam na circulação, favorecendo a troca de energia entre as células e colaborando nos processos metabólicos que ocorrem enquanto dormimos.

O sono restaurador é um dos oitos sinais do corpo bem nutrido, de acordo com a Pesquisa Manifesto do Corpo Saudável, elaborado pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) em parceria com Centrum. Mas 50% dos brasileiros que têm acesso à internet tiveram o sono interrompido nos últimos 30 dias, revela o Manifesto. Desse total, 58% são mulheres. Entre quem não considera sua alimentação saudável, 61% apresentam o sintoma.

A pesquisa revela ainda que entre as pessoas que tiveram noites mal dormidas, 43% relacionam o problema à alimentação. Esse percentual aumenta para:

- 60% entre os que costumam se alimentar de "fast food" mais de 2 vezes por semana;

- 49% entre os que ingerem produtos industrializados mais de 3 vezes por semana;

- 48% entre os que não consomem produtos integrais mais de 3 vezes por semana.

Ingerir durante cinco porções de frutas, de legumes e de verduras é essencial para obter os benefícios oferecidos pelas vitaminas e minerais.

Contudo, nem sempre os nutrientes necessários estão na dieta do brasileiro, como demonstra o Estudo Brazos:

- 88% dos brasileiros e 84% das brasileiras ingerem quantidades menores que as recomendadas de vitamina C;

- o consumo de selênio está abaixo do recomendado em 40% da população;

- 67,4% dos homens não consomem as quantidades recomendadas de zinco e, entre as mulheres, esse déficit é de 45,6%.

Já a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, realizada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, afirma que o consumo de vitamina C está abaixo do recomendado em 51% dos homens de 19 a 59 anos e em 42% das mulheres na mesma faixa etária. Nesse mesmo grupo, a ingestão de zinco é insuficiente em 24% deles e 22% delas.

O uso diário de um multivitamínico, como Centrum, que possui uma fórmula específica para atender as necessidades nutricionais do brasileiro, auxilia a manter o corpo bem nutrido e colabora para promover uma boa noite de sono.

Veja alguns alimentos que contêm Vitamina C: Lichia, Laranja, Limão, Manga, Abacaxi, Goiaba, Melão. O Zinco é encontrado em ostras, camarão, carne de vaca, frango e de peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos. O Selênio se encontra nas Castanhas do Pará, no pão francês, ovos, arroz e feijão.



(texto publicado na revista Leve & Leia nº 117 - ano 7 - agosto de 2014)





Nenhum comentário:

Postar um comentário