domingo, 28 de dezembro de 2014

Adote um animal desde que seja pra valer


Muita gente pensa que ter um animal é algo como chegar a um Pet Shop e sair escolhendo o seu como se fosse uma mercadoria. Alguns deles vêm com recomendações, certificados e especificações. O futuro dono analisa tudo e, se não gostar do produto, sente-se no direito de devolver. O mais triste disso tudo é que os animaizinhos são seres vivos e muitas vezes são adquiridos como se fossem um bichinho de pelúcia, um brinquedo, mas não uma companhia.

Ao escolher um bicho para alegrar sua casa, pense que ele necessita de carinho, atenção e cuidado com a saúde e alimentação. Entenda também que ele fica doente, quer passear, não gosta de ficar sozinho, é sentimental, inteligente, amigos e deve ser amado. Infelizmente não é assim que muitas pessoas encaram o convívio com animais e, ao menor sinal de insalubridade, a alternativa mais simples é abandoná-lo, de preferência perto da casa de alguém que trata bem.

Estatísticas de Associações Protetoras de Animais são assustadoras. No período de dezembro e janeiro a taxa de abandono chega a aumentar 1000%. A justificativa para abandonar um animal nas férias é uma viagem. Por outro lado, há os que viajam e deixam o bicho preso em casa com pouco armazenamento de comida e água. Há também os que abandonam porque os bichos estão velhos ou doentes, logo estão dando trabalho. Mas uma pessoa que abandona, explora ou aprisiona um animal em casa pode ser processada e perder a sua guarda.

Condutas que submetem animais a sofrimento constituem o crime ambiental segundo o artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98. A pena a "quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos" é de detenção de três meses a um ano, e multa. E há várias formas de denunciar seja na polícia, Ministério Público ou mesmo associações protetoras de animais.

Existe, por outro lado, uma série de ONGs dedicadas a receber animais, castrar e colocar para adoção. A ideia inicial desta matéria era falar de ONGs que realizavam este trabalho de carinho e dedicação, mas elas não se interessaram em ser divulgadas. A maioria das pessoas entende que estas ONGs estão lá para resolver seus problemas e em vez de adotarem um cão, um gato ou fazer doações para ajudar a ONG, elas querem é doar cães e gatos!

Não interessa se for comprado ou doado, o animal deve ser bem-cuidado. Tratado com respeito, higiene, carinho, assim pode se tornar um ótimo companheiro do dono, o melhor amigo.



(texto publicado na revista Tudo nº 38)




Nenhum comentário:

Postar um comentário