segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

SOS emoções ruins - Marcia de Luca


Importante mesmo, como eu já disse aqui, é sabermos que a vida é feita de opostos: luz e sombra, quente e frio, prazer e dor. Esta última dupla é, provavelmente, a mais importante, porque todo comportamento humano é motivado pela busca de um e a fuga do outro.  A princípio, tal atitude faz muito sentido. Mas nosso natural impulso de evitar a dor não pode ser exagerado.

Quando vivenciamos verdadeiramente uma emoção, ainda que ela nos traga dor, podemos trabalhá-la e nos livrarmos dela para prosseguir a vida sem acumular toxinas no corpo. Já ao fugir da dor, em vez de enfrentá-la, armazenamos essas substâncias venenosas. Emoção não digerida é igual a comida não digerida: faz mal. Permite que o sofrimento se instale. A dor não confrontada no passado tende a virar raiva e hostilidade no presente - assim como a antecipação de um sofrimento gera ansiedade e medo ou dirigir pena a si mesma traz culpa. A perda de energia com tudo isso pode resultar em depressão. Então, nos manter emocionalmente limpas é essencial para termos boa saúde. Por isso, compartilho aqui sete passos para fazer uma faxina nessa área. No começo, não será fácil, mas o segredo é persistir. Aplique este script sempre que for sacudida por perturbações.

1. Identifique a emoção que a afeta Diga para si mesma: "Eu sinto... "Pode ser raiva, tristeza, mágoa, rejeição ou qualquer outra. Com clareza e riqueza de detalhes - e total honestidade -, defina e descreva o que está abalando você.

2. Testemunhe o que seu corpo sente Emoções são pensamentos associados a sensações físicas. A angústia dá um nó no estômago; o medo arranha a garganta. A química associada ao estado emocional tem vida própria e deve ser reconhecida, antes que se alastre dentro de nós. Dirija a atenção para seu corpo com a intenção de identificar esses reflexos e analisá-los. Aos poucos, você se tornará uma observadora experiente, a ponto de ser capaz de isolar cada sentimento.

3. Responsabilize-se por suas emoções Entenda que nós temos o poder de escolher como queremos nos sentir. Quem recebe uma crítica e fica ofendido ou triste está escolhendo sentir-se assim. Outra reação possível seria ignorar - ou dar risada. A grande verdade é que ninguém pode nos fazer sentir mal sem a nossa permissão.

4. Exprima o que sente Não guarde emoções azedas. Você pode falar alto na frente do espelho ou escrever. Mantenha um caderninho para esse fim. Permita até que memórias de situações parecidas do passado venham à tona e fale sobre elas também. Livre-se de amarras para se exprimir sem censura.

5. Liberte-se com um ritual físico O exercício é essencial aqui. Vale correr, dançar ou até esmurrar um travesseiro. A ideia é se mexer, porque suar ajuda a nos livrar das toxinas que impregnam o corpo. Durante a atividade, sinta a emoção indo embora, sendo derretida ou jogada fora.

6. Compartilhe com o principal envolvido Se seguiu corretamente os cinco passos anteriores, agora você será capaz de compartilhar seus sentimentos com quem os detonou. Isso sem vergonha, sem tentar manipular o outro, sem buscar aprovação e sem ficar com pena de si mesma.

7. Dê um presente para você Faça algo b om, que a deixará feliz. Pode ser entregar-se a uma deliciosa sessão de massagem, jantar em um restaurante novo ou comprar aquela roupa da vitrine que anda namorando faz tempo. Você merece ser recompensada pelo incrível trabalho de limpeza emocional que acaba de realizar. Parabéns!



(texto publicado na revista Claudia nº 11 - ano 52 - novembro de 2013)





Nenhum comentário:

Postar um comentário