terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Como prevenir os cabelos brancos prematuros? (Melhor com Saúde)


Os cabelos brancos não são apenas uma questão de estética, principalmente quando aparecem em pessoas mais novas. Eles representam a maneira como nosso corpo nos avisa sobre a acumulação de toxinas nesta região, situada junto à região cerebral.

Neste artigo, repassaremos alimentos nutrientes e remédios para evitar este problema e melhorar nossa saúde em geral.

Falta de cobre

Um déficit de cobre contribui para o surgimento de cabelos brancos prematuros, por isso devemos consumir diariamente alimentos ricos neste mineral.

- Frutos secos
- Aveia
- Arroz integral
- Legumes
- Champignons
- Cacau
- Abacate
- Batata
- Mariscos

Também é possível resolver este déficit tomando o oligoelemento cobre, consumido durante 3 meses.

Excesso de sal

Outro fator que influencia no surgimento de cabelos brancos é o consumo excessivo de sal e alimentos salgados. Recomenda-se evitar o sal de cozinha e alimentos pré-cozidos, batatas fritas, queijos etc.

O sal de cozinha é um tipo de sal refinado que contém apenas cloreto de sódio. É muito mais saudável o sal marinho ou sal rosa do Himalaia, ricos em minerais e oligoelementos.

O fígado e a vesícula

Segundo a medicina tradicional chinesa, o meridiano do cabelo coincide com o do fígado, por isso, se temos qualquer problema capilar, devemos observar também este órgão. O fígado e a vesícula se sobrecarregam muito facilmente com a má alimentação e as emoções negativas, como a raiva principalmente.

Como fazer com que os dois órgãos funcionem corretamente?

- Tome, em jejum, uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem junto com um suco de meio limão. Depois, tome um copo de água morna e, 20 minutos depois, tome normalmente seu café da manhã. É um remédio muito simples e um grande depurador de nosso organismo.

- Outra maneira muito efetiva de relaxar nosso fígado, que é um órgão que tende a se esfriar, é aplicando uma bolsa de água quente à noite sobre a costela, do lado direito. Além de muito relaxante, esta prática nos ajudará a dormir melhor.

- De acordo com a medicina chinesa, o fígado se regenera durante a madrugada, logo, é fundamental que não jantemos muito tarde e que a comida não seja muito pesada. Opte por sopas e cremes de verduras, peixes, maçãs ao forno, etc.

Alimentos para o jantar

Existem três alimentos excelentes que também podem nos ajudar a prevenir os cabelos brancos precoces:

- Suco de salsa: pode ser misturado com suco de maçã para melhorar o sabor.

- Alfafa germinada: pode ser comprada e preparada ou nós mesmos podemos germinar as sementes, mantendo-as em um recipiente com umidade e sem água por vários dias.

- Cenoura (crua ou cozida)

Massagem contra a tensão

Você sabia que a cabeça sofre de tensões? As mesmas tensões que afetam nossa musculatura podem afetar o couro cabeludo.

Prova disso é que, sempre que o tocamos, ele veria se mover facilmente, entretanto a maioria das pessoas o apresenta rígido, o que dificulta a circulação sanguínea. Para evitá-las, massageie diariamente todo o couro cabeludo, fazendo pequenos círculos, arrastando-o de um lado a outro. Depois de alguns minutos, você notará mais flexibilidade, que dará uma agradável sensação.

Reflexologia manual

Outro exercício surpreendente que ajudará a prevenir os cabelos brancos precoces e inclusive recuperar sua cor, tem a ver com a região do cabelo que se reflete nas mãos, situada atrás das unhas.

Coloque as unhas das duas mãos juntas, exceto as dos polegares, e esfregue-as durante alguns minutos. Ao parar você sentirá uma sensação de "cócegas" nas unhas.

Este exercício deve ser praticado durante vários meses para que se note algum resultado, mas, se realizado em conjunto com o que citamos anteriormente, pode representar uma melhoria significante no quadro.

Outras dicas

- Outras questões devem ser consideradas quando surgem cabelos brancos muito cedo, como o estresse e estados emocionais negativos, por exemplo, a tristeza. É importante tratá-los da maneira mais natural possível para melhorar nossa saúde capilar e geral.

- Os xampus convencionais costumam ter ingredientes muito agressivos para nosso couro cabeludo. Recomendamos optar por xampus naturais e ecológico, evite produtos agressivos como laquê, géis, etc.

- Podemos tingir o cabelo de maneira natural com hena, uma argila que oferecerá minerais e vitaminas ao couro cabeludo, além de deixar os cabelos fortes e brilhosos.













Nenhum comentário:

Postar um comentário