quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Relação entre a dor de cabeça e o fígado (Melhor com Saúde)


A dor de cabeça pode ser de diferentes formas: enxaqueca, cefaleias tensionais e também uma dor associada a um fígado doente ou intoxicado. Ensinaremos neste artigo como reconhecer e como se cuidar melhor. 

Por que minha dor de cabeça pode estar relacionada com o fígado?

Quando o fígado está bem, desfrutamos de uma qualidade de vida onde nem sequer lembramos que este órgão existe. Mas em certas ocasiões, começamos a ter problemas de digestão, cansaço e outros sintomas onde a dor de cabeça não falta. Existe uma desordem, pode ser leve ou pode ser mais grave, mas os sintomas em si não devemos ignorar. Mas, como é essa dor de cabeça associada com o fígado doente? É uma dor que vem e vai, aparece em certos momentos intensamente ao redor das têmporas ou na parte de trás da cabeça. É frequentemente confundida com a cefaleia tensional, mas um dado para diferenciá-las é que a ligada ao fígado vem acompanhada de uma dor no abdômen, por uma sensação de estar muito cheio, com um mal estar incômodo no intestino que vem acompanhado por um sabor amargo na boca, língua esbranquiçada ou amarelada e um pouco de náuseas. Os médicos também indicam que é frequente, por exemplo, sofrer com insônia nas primeiras horas da noite e dificuldades para acordar de manhã. Nas mulheres também é comum sofrer com a famosa TPM (tensão pré-menstrual) com alguns sintomas bastante fortes. Em geral, o que acontece é que estas dores de cabeça aparecem quando o fígado está intoxicado ou doente, e então, não consegue cumprir adequadamente sua função e não pode fazer chegar a energia necessária para a cabeça e para as extremidades. Logo, a dor e o cansaço aparecem.

O que posso fazer para cuidar melhor do fígado e evitar estas dores de cabeça?

1. Regras alimentares

- Evite comer em grandes quantidades. O melhor é comer o suficiente mas várias vezes por dia, sem perder nenhuma refeição. Jamais pule o café da manhã, já que é essencial para manter nosso metabolismo em bom estado.

- Reduza o consumo de gorduras, frituras, o consumo de açúcar, o álcool, o sal, assim como os produtos lácteos.

- Eleve sua dose de verduras e frutas secas. É melhor comer alimentos elaborados com cozimentos leves, como a vapor.

- Os alimentos vegetais e integrais são ideais, pois possuem um efeito "refrescante", especialmente, as verduras de folha verde com sabor amargo. E por quê? Porque acalma o fígado, ou seja, possui um efeito anti-inflamatório a nível hepático, além de ajudar na função depurativa. Um dos melhores alimentos desta categoria é a alcachofra.

- Existem plantas medicinais que podem ser de grande ajuda,como o cardo mariano, o gengibre, o dente-de-leão, o chá verde. Estas plantas são desintoxicadoras, estimulam a drenagem e melhoram a função hepática.

2. Regras comportamentais e emocionais

- Como você já sabe, nossos hábitos de vida influenciam diretamente na saúde de nosso fígado. É então recomendado dedicar pelo menos meia hora por dia para praticar algum esporte, se mover e melhorar a função do coração. Basta caminhar toda manhã, ou correr na última hora do dia por 15 minutos, não importa a atividade o importante é se mover. Além disso, é imprescindível cuidar das emoções. Reduza os níveis de estresse e ansiedade, lembrando quais são as prioridades que devem ser mantidas: a saúde, a felicidade e desfrutar da família. Reserve sempre algumas horas do dia para você mesmo, para desfrutar de coisas simples, ainda que seja unicamente estar sozinho com seus pensamentos em um parque ou tomando café com seus amigos (lembre-se que o café é bom para o fígado). Rodeie-se de pessoas que te amam, que te respeitam e que querem o melhor para você. Se você acredita que deva se afastar de certas pessoas faça-o antes que sua saúde fique afetada. Todas estas pequenas coisas causam danos ao fígado e ao nosso equilíbrio pessoal. Lembre-se.

Exemplo de uma dieta adequada para evitar a dor de cabeça

Daremos um simples exemplo para um dia qualquer. Com estes alimentos você estará cuidando do fígado e evitará as dores de cabeça associadas a ele.

1. Café da manhã

- copo de água morna com o suco de meio limão
- uma fatia de pão de aveia integral com geleia de mirtilos (sem açúcar)
- meia maçã e uma duas nozes

2. Lanche da manhã

- 1 maçã ou 1 pera
- ou uma xícara de chá verde com uma torrada integral com umas gotinhas de azeite de oliva

3. Almoço

- verduras grelhadas (brócolis, couve-de-bruxelas)
- peixe branco grelhado
- uma tigela pequena com pedacinhos de mamão

4. Lanche da tarde

- um copo de água de aveia com alguns morangos

5. Jantar

- algumas alcachofras fervidas com um pouco de azeite de oliva e vinagre
- arroz integral fervido com azeite de oliva, sal e louro
- um kiwi
- lembre-se que as saladas não são boas para jantar, geralmente o alface, por exemplo, é difícil de ser digerido, assim, deixe as saladas para o almoço.

6. Uma hora antes de ir dormir

- uma infusão de melissa, menta, tomilho. Dormirás melhor.










Nenhum comentário:

Postar um comentário