Falta de espaço não é desculpa para não ter uma horta. Confira algumas dicas para plantar alguns itens em pequenos espaços
Não importa o tamanho do seu espaço, sempre há um cantinho para ter uma pequena horta. Veja como fazer.
O primeiro passo para ter uma horta caseira é escolher o local e o item mais importante, que é a quantidade de luz no ambiente. Geralmente as hortaliças e temperos precisam de cerca de quatro a cinco horas de sol para se desenvolver. Os tipos mais fáceis para plantar são os temperos que dão uma colheita com bastante abundancia.
A próxima dica é quanto à profundidade dos vasos. Manjericão, alecrim e capim cidreira precisam estar em vasos redondos de no mínimo 30 centímetros de profundidade. Já as plantas rasteirinhas, principalmente cebolinha, salsinha e hortelã, podem estar em jardineiras de até dez centímetros de profundidade.
O vaso deve ter furos embaixo, a dica é usar um caco de telha formando uma casinha sobre cada furo. Faça uma camada de terra, outra de pedrinha e uma pequena e fina camada de argila. Para finalizar use terra adubada, é importante comprar uma terra de boa qualidade, chamado composto orgânico ou terra preta.
Para cuidar da sua horta o principal é a quantidade de água. A rega pode ser pela manhã bem cedo ou no final do dia, mas nunca ao meio-dia, com sol forte. Essas plantas não gostam de muita água, então para saber se a planta precisa de água, a dica é perfurar a terra com o dedo. E a cada quatro meses coloque um pouco de adubo orgânico para reforçar. Em cerca de 15 dias a hortinha caseira já começa a dar frutos.
(texto publicado no jornal Meu Imóvel edição 2282 - ano VI - novembro de 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário