sábado, 3 de janeiro de 2015

Seis provas de que o motorista brasileiro é um otário - Ronaldo de Breyne Salvagni (Estadão)


Todo motorista brasileiro é um otário. Ou, ao menos, é feito o tempo todo de otário pelas autoridades do trânsito do País, segundo o especialista em trânsito Ronaldo de Breyne Salvagni, professor titular e coordenador do Centro de Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da USP e conselheiro da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva. Confira abaixo cinco exemplos de fatos que comprovam a afirmação e a íntegra do artigo em que o especialista explica a sua opinião:

1) Preços dos carros no Brasil

O carro é sempre mais caro no Brasil do que em outros países. E os carros importados são enormemente taxados e todos acham isso normal.

2) Troca de placas

Modelos das placas são trocados periodicamente. Entre 1941 e 1969 eram seis números. Depois mudou para duas letras e quatro números até 1990 e de lá até hoje são três letras e quatro números. Depois vieram as refletivas. E agora vem aí o modelo Mercosul.

3) Extintor obrigatório

O extintor obrigatório só existe no Brasil. É desnecessário para pequenos focos de fogo (que podem ser apagados por abafamento), e insuficiente e inútil para incêndios maiores. E todos terão de comprar um novo modelo em 2015.

4) Redução de velocidade

Em São Paulo, a velocidade máxima atual de 90 km/h será reduzida por causa dos acidentes ocorridos nas madrugadas devidos aos rachas. Mas essas disputas são em altíssima velocidade. Vai haver, isso sim, mais multas e mais arrecadação.

5) Plaquetas na placa

Plaquinha de metal com o ano corrente era rebitada sobre a placa traseira do veículo, e precisava ser trocada todo ano no licenciamento.

6) Kit de primeiros socorros

Lembra do kit de primeiros socorros, que todo carro foi obrigado a ter há alguns anos? Não era necessário para ferimentos leves e era inútil para os mais graves. Não durou muito tempo.





















































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