terça-feira, 16 de setembro de 2014

Pronto socorro natural - Ana Bardella


Conheça os benefícios de nove ervas medicinais que vale a pena ter sempre em casa

Muitas das ervas que usamos como tempero podem trazer alívio para diversos problemas de saúde. Mas antes de sair tomando qualquer chá que a vizinha indique é preciso se informar sobre suas contraindicações. Não é só porque é natural que todo mundo pode usar. Conversamos com Adauto Luiz dos Santos, coordenador da pós-graduação em fitoterapia da Faculdade de Ciências da Saúde, de São Paulo, para entender melhor o funcionamento de algumas dessas plantas. E atenção: jamais troque uma medicação que você está esteja usando por plantas medicinais. Só faça isso com o aval do seu médico.

Alho

Alivia os sintomas de gripes, resfriados e ajuda no controle da pressão e do colesterol.

Dica do fitoterapeuta

"Para controlar a pressão, coloque 2 dentes de alho em 1 copo com água antes de dormir. Deixe na geladeira e beba no dia seguinte pela manhã, em jejum."

Contraindicação

Não deve ser consumido por gestantes ou crianças menores de 2 anos.

Canela

A especiaria tem ação digestiva e contribui para o alívio de gases e desconfortos na região do estômago após as refeições. 

Dica do fitoterapeuta

"Se for preparar um chá, mantenha o bule tampado enquanto a canela estiver na água. Isso evita a evaporação de seus óleos essenciais.

Contraindicação

Não deve ser consumida por quem sofre de úlcera gástrica.

Camomila

Conhecida por aliviar cólicas infantis. O chá dessa erva é considerado um tranquilizante natural. Além disso, pesquisas mostram que seu potencial anti-inflamatório pode ajudar a combater dores musculares.

Dica do fitoterapeuta

"O chá de camomila também pode ser usado em compressas para diminuir irritações da pele ou para amenizar olheiras."

Contraindicação

Não há.

Capim-limão

A planta tem potencial calmante. É indicada para quem sofre de ansiedade noturna e não consegue pegar no sono com facilidade por causa do problema.

Dica do fitoterapeuta

"O capim-limão contém óleos essenciais, por isso deve ser usado fresco. Prepare um chá com as folhas da erva, misture com abacaxi, limão ou com a fruta de sua preferência e bata no liquidificador."

Contraindicação

Deve ser consumido com cautela por quem sofre de pressão baixa, depressão e por mulheres grávidas.

Carqueja

Alivia a sensação de desconforto após refeições pesadas graças a seu potencial digestivo. Também tem efeito diurético e é muito usada em fórmulas de emagrecimento.

Dica do fitoterapeuta

"A carqueja tem o poder de quebrar moléculas de gordura, por isso seu chá é benéfico para quem tem colesterol alto. Pique a erva, coloque no fundo de um recipiente, despeje água fervente por cima e abafe por alguns minutos."

Contraindicação

Não é indicada para crianças menores de 2 anos ou mulheres que amamentam.

Guaco

Ótimo expectorante, é muito usado para combater a tosse e outros sintomas de gripes e resfriados.

Dica do fitoterapeuta

"O guaco pode ser usado para fazer xarope: numa panela, misture 400 g de açúcar em 600 ml de água e leve ao fogo. Antes de a mistura escurecer, acrescente 200 g de guaco e deixe cozinhar até ficar em ponto de calda. Tome o xarope de duas a três vezes por dia. "Guarde em vidro esterilizado por até duas semanas.

Contraindicação

Essa erva não deve ser consumida por quem tem bronquite asmática.

Bardana

Auxilia no tratamento da diabetes e pode ser usada como compressa em regiões irritadas da pele. Também é digestiva e diurética.

Dica do fitoterapeuta

"A tintura de bardana, vendida em farmácias de manipulação, ajuda a diminuir as taxas de glicose. Dilua 20 gotas em 100 ml de água (1/2 copo americano) e consuma de duas a três vezes ao dia."

Contraindicação

Deve ser evitada por quem tem hipoglicemia.

Chapéu-de-couro

Ajuda a eliminar o inchaço causado pela retenção de líquidos. A planta também é usada no tratamento de reumatismo e gota e auxilia no controle da pressão.

Dica do fitoterapeuta

"Pique a erva, coloque-a no fundo de um recipiente e jogue a água fervente por cima. Deixe abafar e tome."

Contraindicação

O chapéu-de-couro é contraindicado para pessoas com insuficiência renal e cardíaca.

Boldo

Auxilia no tratamento de doenças do fígado e na digestão de alimentos muito gordurosos.

Dica do fitoterapeuta

"Se a erva estiver fresca, macere bem, misture com água fria e coe antes de beber. Se estiver seca, pique-a, jogue água fervente por cima e coe em seguida."

Contraindicação

O consumo deve ser evitado por quem já teve hepatite ou disfunção na produção de bile.



(texto publicado na revista AnaMaria nº 936 - 19 de setembro de 2014)











Nenhum comentário:

Postar um comentário