sábado, 20 de dezembro de 2014

A hora do coco


Uma das frutas da moda é o coco. Dependendo de como for utilizado, ele pode auxiliar no controle do açúcar do sangue, no emagrecimento, contribui para aumentar a imunidade, reduz inflamação de articulações e relaxa nervos e músculos.

São diversas as formas de utilizar a fruta, seja in natura ou seus derivados, o coco pode ser 100% aproveitado: água, polpa verde, polpa madura, leite, óleo, farinha e o mais recente,o açúcar. Além disso, estudos apontam que os ácidos presentes na fruta aumentam o gasto energético, reduzem a adiposidade e funcionam como agentes potenciais na prevenção da obesidade. Seus derivados podem ser consumidor no dia a dia e benefícios podem ser testados em alimentos doces ou salgados. Conheça um pouco mais de cada item.

Água de coco - Com apenas 40 calorias por copo de 200 ml, é fonte de minerais como potássio, cálcio e magnésio,  ácidos orgânicos, enzimas, fitonutrientes, aminoácidos e vitamina C. Tem ação hidratante, mineralizante, diurética, antioxidante, evita cãibras e melhora a função intestinal. Possui poucas calorias, uma média de 40 por copo de 200 ml.

Coco maduro - A polpa do coco maduro é uma excelente opção para quem luta contra o peso - ela contém muitas fibras e sua gordura composta por ácidos graxos curtos não é estocada pelas células, ajuda a saciar e dá energia. Além disso, mantém o metabolismo ajustado e regula a função tireoidiana. O ideal é consumir 50 g na hora do lanche.

Óleo de coco - Apesar de conter um nível elevado de gorduras saturadas, ela é rica em ácido láurico com propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais. Pode ser usado no preparo de alimentos, consumido ao natural ou acrescentado em vitaminas e shakes.

Leite de coco - É rico em gordura saturada saudável que o corpo facilmente quebra e usa como fonte de energia. É um leite cremoso, sem lactose, saboroso, melhora a digestão e pode aliviar os sintomas de hiperacidez, úlceras e refluxo.

Farinha de coco - A farinha de coco é muito rica em fibras, ajuda na saciedade, melhora a função intestinal, regula o açúcar e os níveis de colesterol. Ela tem baixo teor de gordura, pois é preparada a partir do bagaço após a retirada do leite de coco, onde está a gordura. Ela pode ser usada ao natural (no suco, vitamina ou iogurte) e no preparo de pães, bolos e biscoitos, tornando estas gostosuras permitidas na dieta e aliadas da perda de peso.



(texto publicado na revista Frutas & Saúde nº 36 - ano III)








Nenhum comentário:

Postar um comentário