sábado, 13 de dezembro de 2014

Poder além da iluminação - Aline Carrasco


A cera, a chama e até o perfume tornam as velas (novas ou usadas) grandes aliadas para vários imprevistos do dia a dia

1) Desliza que eu gosto

Gaveta de madeira emperrada? Passe a vela nas partes que entram em atrito no momento da abertura. A cera ajuda o móvel a deslizar!

2) Porta-alfinetes

Na hora de costurar, coloque os alfinetes nas velas, de preferência as achatadas. Assim, fiará mais fácil pegá-los sem o risco de se machucar.

3) Sem cola?

O método é antigo, mas funciona para fechar correspondências: acenda a vela, pingue a cera sobre a área que deseja selar, aperte de leve (cuidado para não se queimar) e prontinho!

4) Adeus, insetos!

Para afastar pernilongos e afins sem danos à saúde e ao meio ambiente, acenda uma vela de citronela. Além de espantar os insetos, é natural e perfumada.

5) Fim do chororô

Ao partir uma cebola, acenda uma vela próximo de onde cortará o ingrediente. A chama queimará o gás que o alimento elimina - culpado por nos fazer chorar.

6) Que disfarce!

Sabe aquele móvel de madeira que tem falhas ou está lascado? Dá para arrumar! Esfregue a vela no móvel, para que a cera preencha o espaço. Depois, é só pintar da mesma cor do objeto!

7) Cadarço novo

Para recuperar as pontas do cadarço quando estiverem velhas ou desfiadas, basta mergulhá-las na cera quente e deixar secar.

8) Papel eterno

Para preservar cartas ou receitas que você planeja guardar, basta esfregar a vela no papel. A cera tem efeito impermeabilizante e evitará que a umidade estrague a folha com o passar do tempo.

9) Nada de buraco

A cera também é uma maneira barata e fácil de preencher buracos em torno de portas e janelas. É só derretê-la, colocá-la quente nas lacunas e esperar secar.

10) Facilidade no zíper!

Fecho emperrado ou difícil de abrir tem solução prática: passe a vela suavemente por todos os gominhos do zíper! Feito isso em todo o comprimento, o fecho deslizará fácil, fácil...




(texto publicado na revista Viva!Mais nº 781 - 19 de setembro de 2014)





Nenhum comentário:

Postar um comentário