Se o seu bicho apresenta algum corte profundo, tem feridas ou machucados, fique atento a possíveis episódios de sangramento
Qualquer tipo de perda de sangue é preocupante. Quando não se sabe o que a gerou, então, nem se fale! No caso dos pets, os cortes profundos podem ser provocados por mordedura em brigas, corpos estranhos (como espinhos, pedras, pedaços de vidro), coceira, tumores, infecções e atropelamento. Para socorrer o seu animal, o primeiro passo é manter a calma. Feito isso, observe o seu estado geral: se está mancando, respirando bem etc. e se existem outros ferimentos. Ao identificar uma lesão, o conselho de Natasha Praxedes, médica veterinária do Hospital Veterinário Pet Care (SP), é não a fechar, a menos que esteja com sangramento abundante.
Ligue a sirene
De acordo com Natasha, "caso seja fechada indevidamente, poderá ficar abafada e predispor a outras infecções. Além disso, não é indicado que se aplique qualquer remédio sem uma prévia avaliação médica".
A veterinária explica que isso é necessário porque alguns exames complementares podem ser indicados e algumas medicações interferem nos resultados, sem falar que ainda podem atrapalhar a cicatrização.
Na hora da emergência, mais uma recomendação médica: mantenha o animal sob controle. "E se possível, coloque nele uma focinheira para evitar que morda alguém por ainda estar assustado e com muita dor", fala Mario Marcondes, médico veterinário e diretor do Hospital Veterinário Sena Madureira (SP).
Para acabar com o problema
No hospital, o veterinário fará a sutura da região. "Trata-se de um curativo. Além disso, ele deve aplicar medicações para dor, anti-inflamatórios e antibióticos, pois geralmente são feridas contaminadas e, portanto, foco de infecção", conta Marcondes. O especialista nos lembra que a melhor e mais segura saída é a prevenção: mantenha o seu pet em local adequado para ele. Medidas simples podem evitar diversos problemas.
Áreas sensíveis
Para controlar o sangramento em partes do corpo muito irrigadas, como o nariz, coloque algumas pedras de gelo em uma toalha, que vão ajudar a diminuir a circulação sanguínea do local. Comprima o ferimento com ela durante o trajeto até o veterinário.
(texto publicado na revista VivaSaúde nº 139)
Nenhum comentário:
Postar um comentário